O Chrome é conhecido por utilizar muitos recursos e graças a isso consegue ter um impacto significativo na vida útil da bateria do seu portátil. No entanto, as coisas podem rapidamente ficar melhores. De facto, precisamos apenas de uma alteração. Tudo porque a partir do Google Chrome 108 temos um modo de poupança de bateria para Windows, Mac, Linux e Chromebooks. Vamos mostrar-lhe como funciona.
Como ativar o modo de poupança de bateria no Chrome
Como o nome indica, o modo de poupança de bateria é um modo especial concebido para prolongar a vida útil da bateria do seu portátil. Funciona ao limitar a atividade em segundo plano, os efeitos visuais e os frames por segundo nos vídeos. Ou seja, o funcionamento não vai ficar tão polido. No entanto, tudo terá menos impacto na bateria do computador.
Esta função, para já, está escondida atrás de uma flag.
A primeira coisa que temos de fazer é escrever chrome://flags na barra de endereços. A mesma onde fazemos pesquisas ou introduzimos o endereço do site que queremos visitar.
Depois podemos utilizar a caixa de pesquisa para começarmos a escrever battery saver e à frente passar a caixa de default para enabled.
Quando surgir a opção Enable the battery saver modo feature in the settings só temos de mudar a opção para Enabled.
Depois em baixo temos de dar um clique no botão Relaunch.
Depois é só ir às definições e por fim a desempenho.
Agora atenção porque pode não aparecer nada neste separador como mostra o ecrã abaixo.
Neste caso significa que este modo não está disponível. Eventualmente porque está a utilizar um computador de secretária.
Entretanto e já que falámos de flags fica aqui uma dica extra que pode dar muito jeito.
Tirar capturas de ecrã no modo incógnito
chrome://flags/#incognito-screenshot
O modo Incógnito do Chrome é bastante útil já que permite navegar na web de forma anónima sem armazenar o histórico de navegação, cookies ou outros dados do site. No entanto, por razões de privacidade, o Chrome não permite capturar imagens em separadores Incógnitos no Android.
Felizmente, uma flag nas builds mais recentes do Chrome para Android permite-lhe ultrapassar esta restrição. Uma vez ativada pode tirar as imagens como de costume e guardá-las no seu smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!