SCUF Reflex: No mundo dos videojogos, especialmente na parte competitiva, é perfeitamente normal ver jogadores a optar pelo melhor equipamento possÃvel, por muito caro que este seja. Afinal de contas, todos os milissegundos contam, quando o nÃvel de habilidade é extremamente elevado.
Dito isto, apesar da estranheza que é ver comandos para consolas a 200€ ou 300€, a verdade é que este tipo de preços, e foco na qualidade e performance dos materiais, não é de todo uma novidade no espaço dos jogos. Basta olhar para o mundo do PC Gaming, para encontrar ratos e teclados a este preço, ou até superior.
Atenção! Não estamos a falar de um comando para o mais comum dos jogadores. Estamos a falar de algo pensado, e produzido, para levar um qualquer jogador a um outro nÃvel de conforto, praticabilidade, e claro, desempenho in-game. Vamos por partes?
SCUF Reflex: Comando mais Pro, para nÃveis mais exigentes
Portanto, com o lançamento da PlayStation 5, demos as boas vindas ao inovador DualSense, um comando que além de todos os sensores do velho DualShock 4, ainda integrou algumas novidades como é o caso do Haptic Feedback e também dos Triggers Dinâmicos.
Além de tudo isto, também parece ter aberto as portas da exigência, e aceitação, por parte dos jogadores, sendo exatamente por isso que a própria Sony anunciou, e lançou o DualSense Edge, um comando mais Pro, mais caro, sendo um óbvio rival ao comando Xbox Wireless Elite.
Mas, se pensa que a Sony foi a única a enredar por esse caminho dos botões extra, removÃveis, e claro, personalização do periférico, está muito enganado! A SCUF também tem uma alternativa, tão boa, ou até melhor, comparativamente ao comando “Elite” da Sony! Abram alas ao SCUF Reflex para a PS5.
O que é este comando?
Para mim, este é o comando de referência se por acaso quer algo mais Profissional, mais bem construÃdo, e capaz de melhor performance… Mas ainda é um novato neste mundo.
É uma atualização em quase todos os aspetos, especialmente no ‘feeling’ em jogo. É incrÃvel como se sente que tem mesmo algo melhor em mãos, e por isso mesmo, é quase obrigado a ter uma melhor performance em jogo.
Entretanto, além dos botões ‘normais’, temos ainda algumas patilhas que podem ser programadas à nossa vontade, de forma extremamente rápida e intuitiva. Odeia ter de esticar o dedo para chegar a um qualquer botão para fazer um combo? Fácil, meta esse botão numa das 4 patilhas extra.
Curiosamente, se não quiser este ‘add-on’ composto por 4 botões extra, pode retirar tudo, ou deixar só o que quiser.
O SCUF REFLEX é muito interessante! Contudo é um comando caro. Nunca esquecer esse facto.
Prós:
- Confortável
- Melhores materiais
- Personalização
- Botões extra (Programáveis)
- Melhor Grip
Contras:
- Caro
Design e Uso
É um comando muito parecido ao DualSense no seu design base. O que é uma boa notÃcia, visto que em termos de conforto, o DualSense é por sua vez uma excelente atualização face aos velhos comandos da PS1/PS2/PS3 e PS4.
A real diferença está na personalização, tanto visual, como também nos próprios componentes do comando.
Afinal, no ato da compra, tem várias combinações de cores ao seu dispor, ou até designs diferenciados, alguns super estranhos. Entretanto, com ele na mão, pode trocar os botões analógicos (tem alguns à escolha na loja, com diferentes tamanhos, lisos, côncavos. Loja? Calma! Na caixa encontra dois analógicos suplentes), pode brincar com as patilhas como dissemos em cima, etc…
Para aumentar o conforto, e grip, temos também uma faixa de borracha com textura para uma pega mais segura e confortável.
Curiosamente, o comando também traz uma malinha de viagem bastante porreira e bem feita. Aqui pode meter o comando, alguns sticks, e claro, o cabo de carregamento USB-C de grande qualidade incluÃdo na caixa com o comando.
É possÃvel carregar em docas? Sim… Mas com mais cuidado.
Eu tenho a doca de carregamento oficial da PS5, e tenho o comando lá a repousar enquanto carrega. Mas, posicioná-lo na doca não é de todo a missão mais fácil deste mundo, especialmente se utilizar as 4 patilhas (eu só uso duas). É possÃvel, mas não é tão fácil como encaixar o DualSense normal.
Quanto à s patilhas, a sua implementação está muito bem conseguida. De forma extremamente curiosa, estão num sÃtio muito fácil de pressionar por engano, mas, felizmente, têm uma resistência muito boa para evitar esses casos. É estranho, mas são fáceis de pressionar, e ao mesmo tempo, estão protegidas contra toques acidentais.
Como o design não pode ser tudo, temos ainda de salientar uma boa experiência de software, visto que é possÃvel ter até 3 perfis diferentes, para configurações diferentes destes botões personalizáveis. Configurações diferentes que podem ser aproveitadas por jogadores diferentes, ou utilizadas para tipos de jogos também eles diferentes.
Todos os outros botões apresentam um upgrade significativo face a um qualquer comando normal, sempre a gritar qualidade, responsividade, e ‘clickiness’.
Conclusão
Em suma, é um comando de qualidade inegável, capaz de se adaptar a qualquer ambiente de jogo. Quer jogar Call of Duty? Os botões traseiros permitem uma reação mais rápida. Prefere Elden Ring? Muito bem, também pode utilizar estes mesmos botões para tentar facilitar os combos mais complicados.
É preciso ainda salientar que este comando, apesar de ser feito a pensar na PS5, também pode ser ligado ao seu computador (PC ou Mac), ou até smartphone/tablet. Algo incrÃvel, visto que na PlayStation 5, o comando é assumido como um comando DualSense oficial.
Conclusão? Adoro o comando! (Saiba mais aqui).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!