Em 2022, aconteceu o (quase) impossível! O Gasóleo Simples ficou mais caro, na verdade significativamente mais caro, face à Gasolina Simples. Algo importante, porque em Portugal, grande parte da frota automóvel é composta por carros a diesel, com os automóveis a gasolina a serem uma minoria.
Aliás, escusado será dizer que apesar da maior robustez do motor a diesel, um motor mais bem preparado para fazer muitos quilómetros, capaz de oferecer melhores consumos (existe mais energia a retirar do gasóleo), a verdade inegável é que a grande maioria dos condutores preferia este tipo de veículo devido ao preço do combustível e pouco mais.
Por isso, quando o paradigma mudou, muitos condutores ficaram numa situação um tanto ou pouco complicada. Mas calma, as coisas estão novamente a mudar!
Gasóleo voltou a ficar mais barato face à Gasolina!
Pois bem, as coisas voltaram a mudar, após algumas mexidas na carga fiscal em cima de ambos os combustíveis, e também mudança no lado da produção. A diferença, em média, ainda é irrisória, com a grande maioria dos postos ainda a apresentar preços superiores no lado do gasóleo, ou então, uma paridade de preços entre os dois combustíveis de referência.
Dito isto, o petróleo continua a apresentar uma tendência de descida nos mercados Internacionais! Por isso, é provável que os preços voltem a mudar na próxima segunda-feira, e aqui iremos finalmente perceber se o Gasóleo voltou mesmo a ficar mais barato, ou foi sol de pouca dura.
Entretanto, não é ainda altura de fazer a festa se porventura tem um carro a diesel.
Afinal de contas, o Frio e o Inverno a sério ainda não chegaram! Por isso, sem o gás russo para aquecer a Europa, é muito provável que a procura no lado do gasóleo suba de forma considerável, e por isso mesmo, o combustível volte e encarecer face à gasolina.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!