Hoje em dia, é completamente normal ver grandes empresas, e na verdade, até clubes de futebol, a tentar mudar, ou melhor, modernizar, o seu logo. De forma a parecer uma novidade, ou então, tentar entrar noutros mercados mais complicados, e com maior concorrência.
No entanto, nem tudo o que brilha é ouro. Nem tudo o que é novidade é bom, e talvez mais importante que isso, além da novidade, é também necessário manter a legibilidade! Como é o caso da KIA e o seu recente logo.
KIA ou KN? Nem todos os ‘rebrandings’ são boa ideia
Portanto, já viu algum automóvel KIA na estrada com o novo logo? Associou o veículo à velha marca Coreana? Talvez sim, talvez não, mas a verdade é que muito boa gente não é capaz de fazer essa associação, ficando assim a pensar que é uma marca completamente nova, apesar do design familiar.
Sim, leu bem. Há muita e boa gente que não faz ideia que símbolo é este. Existem mais de 30 mil pesquisas, por mês, de consumidores confusos a tentar perceber o que é a marca “KN”. Isto é o exemplo máximo de um rebranding mal feito. Além da pesquisa “KN”, temos também outras pesquisas por “KN Car”, “KN Car Logo” e “KN Carnival”, este último refere-se ao modelo em causa.
Temos muito boa gente a não fazer ideia o que este logo é, ou significa. Ainda assim, uma boa notícia para a KIA é que a pesquisa por “KN” apresenta como primeiro resultado o site da fabricante automóvel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Como é óbvio, apesar de 30 mil pesquisas mensais ser um número considerável, não é de todo algo importante quando temos em conta o número de pesquisas pela marca KIA. Ainda assim, continuo a achar que a mudança foi um falhanço.
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