Chrome: como guardar imagens que possa partilhar

À semelhança do que acontece noutros browsers, também podemos utilizar o Chrome para guardar imagens que possamos partilhar. É que em muitos casos até as gravamos mas quando as enviamos para alguém a outra pessoa não consegue abrir. Isto porque em alguns casos ficam nos formatos webp ou avif. Para que não tenha surpresas vamos explicar-lhe como pode guardar imagens no Chrome que mais tarde possa partilhar.

Chrome: como guardar imagens que possa partilhar

As imagens que está a tentar descarregar no Chrome estão a chegar no formato WebP, mas prefere que sejam descarregadas como JPEG ou PNG? É verdade que as imagens WebP são menores do que outros formatos de imagem, por isso os sites usam-nas para que tudo seja mais rápido. No entanto, não dá muito jeito guardamos fotografias e outros conteúdos nesse formato. Isto porque algumas aplicações não o reconhecem. Dito isto vamos explicar-lhe como pode fazer para resolver este problema e gravar as imagens no formato JPG ou outro da sua preferência.

Chrome: como deixar de gravar imagens em Webp

O problema dos novos formatos

O formato de imagem WebP foi introduzido pela Google há mais de uma década e, nos últimos anos, tornou-se num standard. As imagens neste formato são menores e mais leves do que outras, e a sua compressão superior tem-no tornado bastante popular nos últimos tempos. Apesar de ser menor, mantém um elevado nível de qualidade.

Chrome Webp

Já o AVIF chegou em 2019 e em vários testes realizados pela Netflix em 2020, mostrou uma melhor eficiência de compressão do que o JPEG, bem como uma melhor preservação de detalhes, menos artefatos e melhor cor.

A razão para o Chrome o utilizar

De acordo com a documentação do Google Developers, as imagens WebP são 25% menores do que outros formatos de imagem. Assim, são relativamente fáceis de carregar na web, o que ajuda as páginas a ficarem mais rápidas. Devido a isso, a maioria dos programadores prefere servir imagens WebP nos seus websites para carregar rapidamente e aumentar os seus rankings nos motores de busca.

Assim, se o Chrome guardar imagens como WebP, então o mais provável é que o proprietário do site esteja a servir imagens nesse formato aos seus visitantes para que o site carregue mais rapidamente.

Como gravar essas imagens em JPEG ou PNG?

A forma mais fácil de guardar imagens WebP noutros formatos é utilizando uma extensão. Entre as centenas de extensões disponíveis, Save Image As Type é a melhor escolha. Com esta extensão, pode descarregar imagens diretamente com o botão direito do rato para qualquer formato que deseje, o que torna o processo simples.

A extensão está disponível para download aqui.

Assim que ela estiver instalada podemos começar logo a utilizar.

Dito isto quando virmos uma imagem que gostamos basta carregarmos por cima dela com o botão direito do rato, escolher a opção Save Image as Type e escolher o formato desejado.

A partir deste momento já não vamos ter mais problemas com imagens WebP.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também