Existem várias funções importantes para o bom funcionamento dos smartphones. Umas são executadas, por nós, de forma manual e sempre que achamos que é preciso. Outras são feitas de forma automatizada pelo software que vem integrado no equipamento. Dito isto, vamos explicar-lhe como e porque deve ativar a otimização automática no seu smartphone Samsung.
Smartphone Samsung: ative a otimização automática!
O pedido de ativação da otimização automática é algo que chega passado um tempo a qualquer Smartphone Samsung. Na prática é uma mensagem que pode fazer maravilhas pelo nosso smartphone.
Como vem referido na mensagem, a manutenção do dispositivo efetua automaticamente otimizações para manter o smartphone a funcionar bem. Dito isto, pode fechar aplicações em segundo plano ou limpar a memória.
Mas o mais importante é que para que tudo funcione bem deve ativar a função Reiniciar quando necessário. É algo que deve mesmo ativar. Entretanto tenha em atenção que como é referido isto só ocorre quando não estiver a utilizar o telefone.
Perdeu a mensagem? Não há problema!
Se por algum motivo ainda não recebeu esta mensagem ou na altura optou por não ativar esta função não há qualquer problema. Dito isto, pode fazê-lo em qualquer momento. Assim basta ir a definições e escrever otimização automática. A seguir é só carregar no resultado que aparecer.
A importância de reiniciar
Muitas das vezes os problemas que fazem o smartphone encravar ou funcionar de forma mais lenta estão relacionados com alguma aplicação Android que ficou encravada em segundo plano. De facto, muitas têm de estar para alguns processos funcionarem como deve ser. Muitas delas funcionam especialmente com uma versão do Android específica e até com a marca do seu equipamento.
Apesar da Google trabalhar muito bem para manter as apps a funcionarem em todas as versões, os problemas surgem quando uma app já não foi atualizada há algum tempo, mas continua a ser utilizada.
Isto pode levar a um leak de memória. Um fenómeno onde falha a gestão das localizações de memória. Isto leva a ocupação de memória desnecessária. Ou seja, continua ocupada. Assim as outras apps não a utilizam. Lembro que se uma app que está instalada no seu smartphone está a causar este problema, as coisas não estarão totalmente resolvidas a menos que a aplicação em questão seja removida.
Felizmente, este problema pode ser mitigado ao reiniciar numa base diária.
Quando um smartphone é desligado e se liga tudo o que está a correr em segundo plano é ativado novamente. Isto ajuda a realocar as apps na memória.
A menos que saiba especificamente qual a app que está a atrasar o seu dispositivo, ir às definições e desligar as apps que estão a correr pode fazer mais mal do que bem. É que algumas precisam mesmo de estar a correr.
É por esse motivo que a melhor forma de manter tudo a funciona como deve ser é reiniciar o equipamento numa base diária.
Assim este pequeno truque até pode fazer com que não necessita de estar a descarregar uma app de limpeza e deve garantir mais desempenho também.
Entretanto é melhor do que descarregar as aplicações de limpeza. Aliás, em muitos casos fazem mais mal do que bem.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!