A AMD não está a ter o sucesso que provavelmente estaria à espera com a sua nova geração de processadores, sendo exatamente por isso que já baixou o preço dos seus Ryzen 5000 originalmente lançados em 2020, e agora se prepara para lançar novas versões dos ainda muito recentes Ryzen 7000, com preços bastante mais apelativos, já na CES 2023 (Janeiro).
Estamos a falar de versões ‘non-X’ dos mesmos processadores que já podemos encontrar no mercado, com preços que vão variar entre os 229 e os 429 dólares.
Ryzen 7000 baratos? Vão ser uma realidade em Janeiro!
Portanto, esta já não é a primeira vez que ouvimos falar de toda uma nova gama Ryzen 7000, um pouco menos potente, e por isso mais barata. São processadores que tradicionalmente ficam apenas disponíveis para OEMs, mas devido à atual situação do mercado, e provavelmente de forma a aproveitar alguns chips ‘defeituosos’, vai também ser uma realidade no mercado de consumo.
Os primeiros processadores desta gama vão ser nada mais nada menos que o Ryzen 5 7600, Ryzen 7 7700, e claro, o Ryzen 9 7900. Processadores que deverão ter o mesmo exato número de núcleos e threads, mas claro, frequências bastante mais baixas, e um potencial de OC mais limitado. (O TDP deve ser de 65W, para todos).
Em termos de preço, o Ryzen 9 7900 vai ser 120 dólares mais barato relativamente à versão X, com o Ryzen 7 7700 a ser cerca de 70 dólares mais barato. Por fim, o Ryzen 5 7600 é o menos aliciante do grupo ao custar 229$. Ou seja, também menos 70$ relativamente ao seu irmão com um X no nome.
No entanto, isto pode não ser a melhor solução para a AMD!
Visto que o problema não está apenas e só no preço dos processadores, mas sim de toda a plataforma. A AMD obriga os utilizadores a mudar de motherboard, e a comprar um kit de memória DDR5. O que claro está, é uma missão muito pouco amiga da carteira.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!