Pois bem, a multinacional japonesa Epson decidiu interromper as vendas de impressoras a laser, em todo o mundo, devido à capacidade limitada da tecnologia face aos desafios ambientais, ou seja, a sua sustentabilidade a médio/longo prazo.
Uma decisão incrível, que demonstra a vontade da empresa em ser mais ‘verde’.
Epson decidiu acabar com a impressora a laser! Saiba porquê
Portanto, foi hoje (17 de Novembro) que a Epson decidiu anunciar o fim da venda e distribuição de impressoras a laser, até 2026. A decisão não é de efeito imediato, porque não é assim que as coisas funcionam. Mas a gigante Japonesa afirma que o seu foco é claro, e que este tipo de tecnologia não tem pernas para evoluir, e continuar no mercado.
Porquê?
Bem, a Epson prefere apostar na tecnologia de jacto de tinta, tudo devido à forma como ambas as tecnologias funcionam. Ou seja, enquanto a impressão a laser requer calor para derreter o toner, o jacto de tinta é uma tecnologia fria, e por isso mesmo, precisa de menos energia para funcionar.
O que muda entre estas duas tecnologias? Laser vs Inkjet
Enquanto uma impressora a laser derrete o toner para o papel, de forma a criar uma impressão, uma impressora de jato de tinta usa gotas microscópicas para chegar à mesma exata impressão. No entanto, apesar de uma impressora a laser ser tradicionalmente mais cara, tanto no custo de aquisição, como no custo de manutenção, foi uma tecnologia cheia de sucesso, devido à sua velocidade de impressão.
Foco na sustentabilidade!
Este anúncio vem depois de a Epson ter prometido um investimento de 100 mil milhões ienes em tecnologia sustentável. Além disso, vem no seguimento da apresentação de uma nova gama de impressionar profissionais baseadas em tecnologia de jato de tinta sem aquecimento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será mesmo o fim da impressora a laser? Ou vamos continuar a ver esta tecnologia, no mercado, pela mão de outras fabricantes?