A Tesla pretende produzir este ano cerca de 100 camiões elétricos Tesla Semi. Ou seja, um número um pouco superior ao previsto. Estes veÃculos chegam após cinco anos de espera e a produção está a ser assegurada num novo novo edifÃcio perto da Gigafactory Nevada. O equipamento que lá se encontra instalado dá para cerca de cinco camiões elétricos por semana. Isto significa que seria possÃvel produzir-se apenas 250 camiões por ano. No entanto, a Tesla pretende transferir isto para a Gigafactory Texas e assim assegurar uma maior produção.
Tesla quer produzir 100 Tesla Semi ainda este ano!
De facto a Tesla está a pensar em grande com o novo Tesla Semi. Prova disso é que no mês passado a construtora revelou que pretende aumentar a produção dos Tesla Semi para 50 mil unidades por ano em 2024.
Tendo em conta que o veÃculo está em produção desde o inÃcio de outubro, é possÃvel que a Tesla tenha vindo a construir camiões elétricos nos últimos dois meses, e que vai aparecer no evento de apresentação com já algumas dezenas de camiões.
Sabe que energia é necessária para carregar o Tesla Semi?
Numa altura em que as coisas não estão fáceis ao nÃvel da eletricidade uma empresa de serviços públicos americana chegou a uma conclusão surpreendente. É que a rede dos EUA não consegue fornecer potência de carregamento para todos os camiões elétricos com o Tesla Semi que será lançado a 1 de Dezembro. É que na prática a eletrificação de um único posto para carregar o Tesla Semi exige a quantidade de eletricidade necessária para um estádio. Já para alimentar vários camiões seria necessária a energia de uma pequena cidade.
De facto já imaginou toda a eletricidade que é necessária para alimentar um estádio em dia de jogo? Luzes do relvado, camarotes, estacionamento e outras estruturas? Pois bem, é isso tudo que gasta uma única estação de carregamento para dar carga a um Tesla Semi.
Mas os números podem ser ainda mais surpreendentes!Â
Uma paragem de camiões Tesla Semi ou plataformas elétricas semelhantes, por outro lado, terão o consumo de eletricidade de uma pequena cidade dos EUA até 2035. Entretanto se for uma estação na autoestrada a abranger ainda mais veÃculos irá necessitar da energia de uma fábrica industrial até 2045.
A questão não está na quantidade necessária, pois mesmo no pior cenário a procura global de eletricidade só aumentaria 15% até 2040. A questão está na velocidade que tem de ser disponibilizada e na quantidade de carga.
Lembro que o Tesla Semi tem um peso bruto de 37 toneladas e tem uma autonomia de 804 km a transportar carga. Entretanto a sua bateria de até 1MWh pode recuperar 70% da sua capacidade em 30 minutos de carregamento.
Com mais ou menos requisitos uma coisa é certa. Esta aposta da Tesla pode sem dúvida revolucionar o mundo dos transportes de mercadorias, especialmente no campo dos elétricos.
Resta agora esperarmos pelo dia 1 de Dezembro. A altura em que este equipamento será oficializado ao mundo.
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