Como deve saber, a tecnologia DeepFake está cada vez mais poderosa, e na verdade, mais acessÃvel a qualquer pessoa com o tempo, e a paciência, para criar algo minimamente credÃvel. Aliás, basta dar um saltinho no YouTube, para perceber como tudo funciona, e a facilidade que é criar algo bastante avançado, com um computador completamente banal.
Sendo exatamente por isto que a Intel decidiu lançar o FakeCatcher! O que é isto? É muito resumidamente, uma ferramenta para apanhar vÃdeos ‘falsos’ com uma taxa de eficiência de 96%.
Detetor de Deepfakes – É uma proteção para o futuro!
Estamos a falar do trabalho da Intel dentro da estratégia ‘Responsible AI”, sendo o FakeCatcher a primeira tecnologia capaz de detectar vÃdeos falsos, no mundo, numa questão de milissegundos.
Algo importante, porque neste momento, é perfeitamente banal ver vÃdeos falsos de celebridades nas redes sociais, ou plataformas de partilha de vÃdeos. A questão é… Quando é que isto poderá começar a acontecer connosco? Roubo de identidade? Problemas familiares? Tudo por causa de um vÃdeo ou foto? Isto é uma proteção para o futuro!
Dito tudo isto, o FakeCatcher funciona a partir da cloud, ou seja, tudo funciona a partir do próprio hardware da Intel, para garantir uma performance de luxo. A base do algoritmo funciona de forma super interessante, visto que tudo parte de olhar para aquilo que faz um vÃdeo parecer real. Ou seja, o FakeCatcher foi treinado com vÃdeos reais, para depois apanhar as falhas dos vÃdeos falsos.
Entretanto, para ter a noção da ameaça dos vÃdeos falsos com recurso a DeepFake, é esperado que várias empresas gastem até 200 mil milhões de euros, nos próximos anos, de forma a evitar que tudo isto se torne num problema realmente sério.
Curiosamente, as implementações desta ferramenta vão muito além do que já dissemos, com as redes sociais a terem o potencial de utilizar tudo isto para apanhar vÃdeos e fotos falsos, e assim garantir a identidade da pessoa em causa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!