Android: matar apps para poupar a bateria? Grande erro!

A bateria é um componente muito importante do smartphone. Assim não é de estranhar as nossas tentativas para que ela dure mais. No entanto este componente está rodeado de muitos mitos. Ora isto leva a que por vezes façamos mais mal do que bem. Uma das coisas que inclusivamente algumas aplicações mais recomendam é matar apps para poupar bateria no smartphone Android. No entanto, isto é um grande erro.

Android: matar apps para poupar a bateria? Grande erro!

O smartphone foi concebido para ser usado da forma como a grande maioria das pessoas o utiliza: abrir apps quando necessário e nunca realmente fechá-las.

Dito isto, não foi concebido com a ideia de que temos de fechar uma aplicação quando deixamos de a usar como se estivéssemos num computador. Isto é um facto tanto nos iPhones como nos smartphones Android.

Claro que também podem haver apps mal programadas que atrasem o sistema enquanto estiverem abertas. No entanto é uma raridade. De facto, a maioria tem pouco impacto. Estarmos sempre a fechar apps não é apenas uma perda de tempo mas realmente prejudica o desempenho e a vida útil da bateria.

No entanto esta não é a única coisa que em algumas ocasiões fazemos mal.

Temos de carregar sempre a bateria até aos 100%

Apesar de todos nós fazermos isto, a verdade é que carregar qualquer aparelho eletrónico até aos 100% de bateria é um erro crasso. Sabe qual é a regra de ouro para o carregamento de uma bateria? É a regra dos 80/20!

carregador

Afinal de contas, caso não saiba, uma bateria de iões de lítio entra em níveis elevados de stress quando está acima dos 80%, ou fica abaixo dos 20% de carga. Entretanto, estes níveis de stress aumentam significativamente quanto mais perto estiver dos 0% ou 100%.

Muito resumidamente, o carregamento de 99% para 100% é muito mais difícil e nefasto para a bateria, do que o carregamento de 49% para 50%. Isto mesmo tendo em conta que estamos a falar da mesma exata percentagem de carga (1%).

Não utilizar o smartphone quando está a carga

Este mito baseia-se na ideia de que o calor é prejudicial para o smartphone e para a vida útil da bateria. Não é totalmente falso. A sua bateria é mais feliz a funcionar à volta da temperatura ambiente. Mas o pouco de calor introduzido pelo carregamento e depois o calor extra que se deve à utilização do smartphone não é uma coisa do outro mundo. Assim pode utilizá-lo ao mesmo tempo que carrega.

E pronto estes são os maiores erros que fazemos com a bateria dos nossos smartphones e muitas vezes nem nos apercebemos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também