Tesla Gigafactory está debaixo de fogo por trabalhadores

Os trabalhadores da construção civil da Tesla Gigafactory Texas estão a processar a empresa por violações laborais. Isto no meio de alegações de condições inseguras no local de expansão. Lembro que a Gigafactory Texas é a mais recente fábrica gigante da Tesla em construção. Assim tem vários edifícios a serem edificados para apoiar a produção de veículos elétricos e baterias.

Tesla Gigafactory está debaixo de fogo por trabalhadores

É realmente uma construção de grande envergadura. Aliás é por esse motivo que a Tesla tem contratado milhares de trabalhadores da construção civil nos últimos dois anos através de empreiteiros e subempreiteiros. Alguns deles estão agora a apresentar queixa e já encaminharam os casos para o Departamento Federal do Trabalho, de acordo com uma informação avançada pelo jornal The Guardian.

As alegações na denúncia falam também de trabalho em condições inseguras. Abordam também situações de falsificação de acreditações e até mesmo roubo de salários.

Model 3

Um dos trabalhadores, apenas conhecido como Victor, alegou ter recebido certificados falsos e nem nunca ter recebido a formação necessária. Na denúncia apresentada pelo Workers Defense Project, que está a ajudar os trabalhadores da Gigafactory, estão os nomes dos empreiteiros envolvidos.

Entretanto este trabalhador também relatou algumas situações realmente inacreditáveis.

Ele disse ao Guardian que a sua equipa foi direcionada para trabalhar no telhado da fábrica de metal à noite, sem luzes. Isto ao mesmo tempo que estavam em cima de turbinas que deixavam sair fumo sem máscaras de proteção.

Tesla nova atualização 2019.8.3

Entretanto num dos casos Victor referiu que ele e os seus colegas tiveram de continuar a trabalhar andar inundado. Isto apesar das cablagens com eletricidade que estavam nessa mesma água. De facto, lembra-se de dizer à mulher: “Vou morrer nesta fábrica.”

Noutra ocasião, Victor trabalhou com um homem que estava tão desesperado por dinheiro que voltou ao trabalho com uma cinta depois de partir o braço no local.

Quanto à alegação de roubo de salários, outros trabalhadores alegaram que lhes foi pedido que continuassem a trabalhar durante o Dia de Ação de Graças do ano passado. No entanto alegaram nunca ter recebido os bónus de duplo pagamento que lhes tinham sido prometidos assinala o site Electrek.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também