Intel acabou com os Optane? Sim, mas há coisas novas!

A Intel já anunciou que o seu departamento de memória Optane é para acabar, no entanto, a gigante Norte-Americana acabou de lançar dois novos SSD baseados em memória 3D XPoint, para servidores e workstations. É um despachar de stock? Ou uma nova tentativa?

Intel acabou com os Optane? Sim, mas vai lançar SSDs “novos”

Intel, SSD, Optane

Portanto, a Intel vai mesmo lançar dois novos produtos Optane, contudo, apenas um parece ser uma atualização, enquanto o outro é apenas um refresh daquilo que já existia no mercado.

Aliás, a Intel nem se deu ao trabalho de anunciar estes lançamentos, apenas os incluiu no site, para alguém os encontrar, se quisesse.

Dito tudo isto, os dois novos SSD NVMe são ambos PCIe 4.0 NVMe, um com 400GB e o outro com 800GB. Em termos de performance, o 800GB P5810X oferece 1.5 milhões de IOPS para leituras aleatórias, e 1.27 milhões de IOPS para escritas aleatórias. A nível de velocidade, estamos a falar de uma performance à volta dos 7.2 GB por segundo para leitura e 5.4GB por segundo para escrita.

Algo que não impressiona, visto que o último lançamento de 2020 oferece uma performance muito similar.

Em suma, a Intel tem um stock gigantesco de chips para despachar! Por isso, apesar de não estar muito preocupada com este mercado, vai tentando vender o que consegue, sem dar muito nas vistas. Por isso, para responder à questão em cima… Não, isto não é nenhuma tentativa de regresso. É mesmo apenas e só despachar o que está em armazém.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gostava dos SSDs Intel? Na verdade, ao nível da performance, durabilidade, e qualidade de construção, era (e ainda é) do melhor que pode encontrar no mercado. Quem sabe… Se a um bom preço, não faz ainda sentido apostar num Optane! Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também