Há mais um motivo para ligar o smartphone ao PC!

O Windows 11 tem uma app que permite ligar o smartphone ao sistema operativo. Era conhecida por Your Phone mas depois ganhou um novo menos pomposo. Falo da aplicação vínculo ao smartphone. Ora se no início do ano recebeu um novo design eis que agora vai ganhar uma grande função. Assim vamos ter ainda mais uma razão para ligar o smartphone ao PC!

Há mais um motivo para ligar o smartphone ao PC!

Esta é sem dúvida uma grande aplicação. Ainda não é perfeita mas caminha para isso. Assim pode ligar o smartphone Android ao computador e sincronizar notificações, mensagens, contatos e aplicações também. A parte das apps para quem tem um Samsung Galaxy. No entanto e apesar das funcionalidades disponíveis já serem muitas ainda há muitas coisas que podem ser feitas.

ligar smartphone ao PC

Dito isto, a Microsoft está a trabalhar numa nova atualização para a aplicação que permite partilhar o áudio do smartphone com o ambiente de trabalho. Na prática é algo semelhante ao Spotify Connect.

Esta função está disponível acima da área de notificações da app Vínculo ao smartphone. Aparentemente está a chegar a utilizadores selecionados.

No entanto esta não é a única novidade.

A outra diz respeito ao browser.

Na prática é uma função que permite partilhar o histórico de navegação entre o computador e o smartphone e vice-versa. Neste caso específico tem de ter um smartphone da Samsung e utilizar o browser Samsung Internet. Isto no telemóvel Android.

ligar smartphone ao PC

Entretanto e quem não tem um smartphone desta marca pode fazer o mesmo através do Edge.

Ora isto leva-nos a uma questão. Vale a pena usarmos esta app?

Em primeiro lugar vamos olhar para as possibilidades que nos dá este vínculo ao telemóvel dado que é meio caminho andado para percebermos se vale ou não a pena.

Depois de um processo de emparelhamento que até é bastante rápido e que iremos cobrir noutro especial, o smartphone fica rapidamente fica ligado ao computador. Tenha em atenção que é necessário ter o Bluetooth ativo para algumas funções como, por exemplo, as chamadas.

A aplicação

A aplicação tem um design muito interessante e é bastante fácil encontrarmos aquilo que procuramos. Dito isto, temos logo à partida quatro separadores. São ele o mensagens, fotografias, aplicações e chamadas.

No primeiro e como não é de estranhar temos acesso a todas as mensagens que estão disponíveis no smartphone. No segundo podemos verificar as fotografias. Logo a seguir estão as aplicações e por fim as chamadas.

Windows vínculo ao telemóvel, ligar smartphone ao PC

De facto é tudo bastante intuitivo.

Entretanto do lado esquerdo podemos verificar rapidamente as notificações que vão chegando. Deste modo não perdemos nenhuma informação importante.

Mas as funções não ficam por aqui. De facto há outra que vem desativada e que é bastante importante. Isto porque nos permite transferir dados entre o PC e o smartphone e vice-versa.

Para ativarmos esta funcionalidade temos de ir a definições utilizando a roda dentada do canto superior direito, depois a funcionalidades e aí ativarmos o copiar e colar entre dispositivos. 

Isto é algo sem dúvida muito útil!

Vale a pena ou não utilizarmos este sistema?

Isto depende muito do tipo de utilizador e da dependência ou não do smartphone. Este sistema é útil naqueles cenários em que temos normalmente o smartphone no bolso e queremos estar em cima de tudo o que se vai passando, ou nos casos em que recebemos muitas mensagens e chamadas. Assim podemos fazer tudo no PC, inclusivamente atender que nos está a ligar, sem termos de estar a usar o smartphone.

Agora se por algum motivo não utiliza assim tanto o smartphone e até o dispensa quando está a trabalhar ou a fazer outra qualquer atividade no computador então não vale a pena emparelhar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também