Tesla: tardou mas começou a guerra das portas

O sucesso de alguns fabricantes leva inevitavelmente a algumas guerras. Isto porque alguns tentam impor a sua tecnologia a outros. Por um lado numa tentativa de uniformizar. Por outro com o objetivo de se popularizarem ainda mais. No caso da Tesla ainda não se sabe muito bem qual o objetivo, mas eventualmente até fará algum sentido. Lembro que a Tesla sempre utilizou a sua própria tecnologia de carregamento e portas. Ao mesmo tempo outros fabricantes de automóveis utilizam padrões diferentes. Agora tudo pode mudar devido à guerra das portas em que tudo pode começar a girar à volta da Tesla.

Tesla: tardou mas começou a guerra das portas

Como referi acima a Tesla utiliza a sua própria a sua própria tecnologia de carregamento. Enquanto a grande maioria dos governos e fabricantes estão agora a apoiar o Sistema de Carregamento Combinado (CCS) para carregamento rápido a Tesla está a apresentar uma alternativa.

Tesla portas

Assim, a Tesla anunciou hoje que vai permitir que o seu conector de carregamento e tecnologia sejam usados por outras empresas. Entretanto o nome vai mudar para “North American Charging Standard”, ou NACS. Isto significa que os carregadores Tesla vão começar a aparecer em mais postos de carregamento fora da própria rede Supercharger. Para além disso outros veículos elétricos podem usar a porta de carregamento e a infraestrutura da Tesla.

Tesla portas

Claro que enquanto isto parece ser para a maioria das pessoas uma excelente ideia porque afinal garante mais postos de carregamento, nem todos pensam assim. Para alguns é uma forma da Tesla conseguir aos poucos o monopólio de carregamento e talvez no futuro seja necessário pagar algo pela utilização da tecnologia. Claro que esta questão está no segredo dos deuses e não se sabe se a Tesla pensou realmente em algo do género. Assim se retirarmos as teorias da conspiração desta questão, parece eventualmente uma boa medida.

A fase inicial dos veículos híbridos elétricos e plug-in foram uma confusão de diferentes portas de carregamento, velocidades de carregamento e redes incompatíveis.

No entanto esta complexidade tem diminuído ao longo dos últimos anos. Na América do Norte, a norma J1772 é frequentemente utilizada para carregadores de nível 1 e nível 2 (AC), enquanto a maioria dos carregadores rápidos agora usam CCS. As estações de carregamento CHAdeMO ainda são comuns, uma vez que este sistema foi utilizado nos veículos mais antigos da Nissan. No entanto já mudaram para CSS nos Estados Unidos e na Europa.

Entretanto a Tesla já fez algumas experiências. Por exemplo, já permitiu que os veículos não Tesla utilizem os seus carregadores na Europa. Isto porque nesta parte do mundo são utilizadas as portas CCS.

Resta agora sabermos se outros fabricantes de automóveis elétricos estão interessadas em adicionar a porta de carregamento da Tesla aos seus futuros veículos elétricos.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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