Não é novidade para ninguém que a Samsung domina, com um autêntico punho de ferro, o mundo dos smartphones dobráveis. Afinal de contas, nenhum outro aparelho deste tipo, seja ele de que marca for (Xiaomi, Huawei, Oppo, etc…) cria tanto burburinho quanto os Galaxy Z da Samsung.
Por isso, as fabricantes rivais da gigante Sul Coreana têm de decidir… Continuam a remar contra a maré, ao desenvolver e lançar aparelhos dobráveis que têm de competir diretamente com os cada vez melhores, e mais baratos Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold, ou mudam completamente de rumo, e apostam numa outra vertente, para criar um outro nicho no mercado?
Pois bem, parece que a decisão está tomada, naquilo que é um aproveitamento de uma decisão Samsung.
Samsung com os dobráveis, o resto fica com os deslizáveis!
Portanto, caso não saiba, a Samsung anda a experimentar vários formatos, e não está apenas e só focada nos ecrãs dobráveis. A Samsung é quem produz a grande maioria dos ecrãs OLED de grande qualidade no mercado, e como tal, está sempre atenta a todas as tendências.
Mas… É inegável que a Samsung está muito confortável com o crescimento dos seus dobráveis! Por isso mesmo, quer apostar de forma quase exclusiva neste formato, para o dominar.
Afinal, a coisa está a correr bem, por isso, nem sequer faz sentido para as restantes fabricantes caminhar o mesmo caminho, quando a Samsung já está tão à frente. Aliás, ao que tudo indica, a Samsung até já cancelou alguns projetos de investigação e desenvolvimento para o lançamento de aparelhos baseados em ecrãs deslizáveis. O que claro está, é o rumo que muitas outras fabricantes estão a escolher para se diferenciarem.
Porquê esta escolha da Samsung, que acaba por abrir um caminho interessante para as rivais?
É simples, a Samsung está muito avançada na produção e desenvolvimento deste tipo de ecrã, neste tipo de design. A coisa é mais barata, e é mais fácil de produzir. Além disso, os consumidores estão finalmente a aceitar este tipo de aparelho nos seus bolsos, mais concretamente desde o lançamento do Z Flip4, que em alguns marcados, já é possível comprar a 750€.
Curiosamente, o formato dobrável é também familiar para os consumidores, que cresceram num mercado em que os telemóveis tipo concha (flip-phone), foram extremamente populares e venderam que nem pãezinhos quentes.
As rivais da Samsung têm de optar por outros formatos, diferenciados, e potencialmente mais interessantes!
Que formatos são estes? São os ecrãs deslizáveis, esticáveis, etc… Tem interesse nestes aparelhos? Talvez dependa da implementação. A questão é… Será que estas fabricantes têm tempo, e recursos, para correr atrás do prejuízo?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Samsung faz bem em meter todos os ovos no mesmo cesto? Ou deveria diversificar a sua oferta, como se fosse um plano B? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!