Ninguém quer gastar dinheiro com eletricidade desnecessariamente. No entanto todos acabamos por o fazer. A questão é que é muito fácil conseguirmos poupar e até metermos muito dinheiro ao bolso. Na prática é só acabarmos com os vampiros de energia que temos em casa. É verdade que na maioria das vezes não pensamos em desligar nada ou em termos certos comportamentos. No entanto a verdade é que se fizermos algumas coisas podemos poupar mais de 15 euros por mês em eletricidade! É dinheiro. Em alguns casos esta poupança pode ser maior.
Eletricidade: faça isto e poupe mais de 15 Euros por mês!
A verdade é que os nossos equipamentos ainda usam energia mesmo quando estão desligados.
Nestes há uns piores do que outros.
Na lista dos piores temos os dispositivos que têm luzes indicadoras de que estão em stand-by. Claro que nos lembramos logo dos aparelhos de televisão e boxes de TV. Mas há outros que são verdadeiros sugadores de energia. Computadores que foram simplesmente colocados em modo de hibernação, monitores em stand by e aparelhos inteligentes que estão sempre ligados à Internet. São chamados os vampiros de energia.
Mas quanto podemos poupar?
A maioria das pessoas não tem noção disto. Mas a verdade é que os dispositivos em stand by consomem cerca de 10% de toda a luz que gastamos. Ora 10% é muito. De facto há equipamentos que dadas as suas características acabam por gastar 50 vezes mais energia em standby do que aquilo que vão gastar ao longo de todos os anos em que os tivermos ligados. Eventualmente aqueles que utilizamos menos mas que ainda assim estão ligados à ficha. Na prática o cálculo final do preço que podemos poupar varia muito de acordo com aquilo que temos ligados à ficha em standby. Umas pessoas têm computadores, consolas, aparelhos inteligentes, computadores, tvs e muito mais enquanto outras têm só uma TV e uma box. Assim é difícil dar-se um cálculo mais preciso.
No entanto, em média uma pessoa pode poupar entre 8 a 10 Euros só por desligar os equipamentos da ficha! Eu tinha avisado que era podia ser muito dinheiro. Mais uma vez quero frisar que isto depende do que tivermos em casa.
Como resolver a situação
O primeiro passo é, naturalmente, desligar qualquer coisa que não seja ativamente utilizada ou não seja utilizada frequentemente. Um exemplo de dispositivos que poderiam ser facilmente desligados incluem televisores, boxes e consolas. O mesmo deverá ser feito com carregadores e até com luzes que são mais decorativas do que outra coisa.
No entanto, desligar e voltar a ligar tudo diariamente pode ser algo aborrecido. Especialmente quando temos a tomada atrás do móvel, ou noutro de sítio de difícil acesso. Assim mais vale comprar aquelas extensões que têm um interruptor e colocá-la num sítio acessível. Depois é só ligar lá tudo. Deste modo consegue ligar e desligar facilmente. Claro que poderia também recomendar aquelas tomadas com temporizador mas assim estaríamos a poupar num lado para gastar noutro.
Tenha também atenção às luzes. Mais vale termos, por vezes, um candeeiro na sala ligado com luz LED e deixarmos as luzes do teto desligadas, até porque normalmente são mais do que uma.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!