Um dos componentes essenciais de qualquer smartphone, apesar de nunca se dar grande importância, é quase sempre a memória RAM. Um pequeno chip, que caso não saiba, tem estado a evoluir a uma velocidade incrÃvel, como comprovam os recentes anúncios das grandes fabricantes de memória, relativamente aos novos chips LPDDR5X.
Mais notavelmente o último anúncio da SK Hynix, que veio agora afirmar que os seus novos chips de memória RAM para smartphones chegam aos 8.5 Gbps, enquanto o seu consumo de energia cai ~25%, face à mais recente tecnologia no mercado. É absolutamente incrÃvel!
Smartphones: RAM LPDDR5X vai aos 8.5 Gbps, mas consome muito menos
Portanto, a SK Hynix não é a única fabricante a brincar com a memória RAM LPDDR5X, visto que a Samsung também está pronta a implementar os seus mais recentes chips nos novos Galaxy S23.
No entanto, a SK Hynix parece ser a fabricante com mais truques escondidos na manga, ao conseguir um novo nÃvel de performance e eficiência. Tudo graças ao uso de um processo denominado de HKMG (High-K Metal Gate). Este novo método diminui a fuga de energia elétrica, e melhora a capacitância, o que claro está, melhora a performance ao mesmo tempo que diminui o consumo de energia total, pelo vistos, até um máximo de 25%.
A SK Hynix é assim capaz de bater a Samsung! Que nos seus próprios chips LPDDR5X, ‘apenas’ foi capaz de oferecer os 8.5 Gbps com um aumento de eficiência energética de mais ou menos 20%.
Ainda não fazemos ideia de que clientes estão a fechar contrato com a SK Hynix, mas os rumores já apontam para o uso deste tipo de memória na nova geração de portáteis MacBook Pro, e claro, novos iPhone. A Apple adora eficiência energética, e por isso mesmo, já está na fila da frente para meter as mãos nestes novos chips.
Contudo, é muito provável que os chips da Samsung sejam os primeiros a chegar ao mercado. Com a gigante Sul Coreana a tirar partido do lançamento dos novos Galaxy S23 já no inÃcio de 2023.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Uma boa evolução técnica? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!