Já pode ter a barra do Macbook Pro no Windows!

A Microsoft transformou a barra de ferramentas e o menu Iniciar do Windows 11. No entanto, nem todas as pessoas estão satisfeitas com o resultado. Neste caso, existem algumas soluções. A Stardock, por exemplo, tem uma ferramenta que substitui o novo menu Iniciar por algo a que tínhamos direito no Windows 7 ou no Windows 10. No entanto, agora há mais uma ferramenta que permite personalizar a conhecida barra. Na prática podemos ter a barra do Macbook Pro no Windows.

Já pode ter a barra do Macbook Pro no Windows!

O TaskbarXI é uma nova aplicação que adiciona novas opções de personalização à barra de tarefas do Windows 11. É na prática a sucessora da ferramenta TaskbarX que estava disponível para o Windows 10. Está ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento. Dito isto, nem quer tem uma interface gráfica. Mas funciona. A principal função neste momento é a possibilidade de encolhermos a barra de tarefas para uma doca mais compacta muito semelhante à do macOS e iPadOS.

Entretanto esta ferramenta suporta múltiplos monitores, escala de DPI em separado e dividir a barra de tarefas em parte direita e esquerda. Entretanto em breve será possível mudar o fundo da barra de tarefas e a cor. Teremos também uma interface gráfica para procedermos a todas estas alterações.

Quem quiser experimentar o TaskbarXI pode descarregar a última versão a partir do GitHub. Entretanto a versão atual é mais para testes. Dito isto, é necessário utilizar o gestor de tarefas para mandar abaixo o TaskbarXI e reiniciar o Explorador do Windows para aplicar as alterações.

De facto, há cada vez mais aplicações que nos permitem interagir com a barra de tarefas do Windows 11.

Por exemplo, a app Windows 11 Drag & Drop to the Taskbar (Fix) resolve o problema e adiciona esta funcionalidade.

Fica ativa em segundo plano e tem uma grande vantagem!

É que não muda quaisquer chaves de registo. Aliás pode apenas alterar uma mas apenas se escolhermos o arranque automático. Para além disso não injecta DLLs em quaisquer outros processos. Ou seja, acaba por ser uma solução muito isolada, segura e portátil.

O programa deteta se estamos a pressionar o botão direito ou esquerdo do rato e verifica por cima de que aplicação temos o rato por cima. Se o cursor ficar na mesma área durante um número determinado de milisegundos simula a combinação Win+T e as setas de forma a restaurar a janela pretendida. Tudo isto é feito através de um método bastante complicado. No entanto, não nos apercebemos de nada. Esta aplicação suporta múltiplos ecrãs, arranque automático e tem muitas opções de configuração. Se a quer instalar agora mesmo saiba que está disponível aqui.

A barra de tarefas foi algo que deu muito que falar no Windows 11. Isto porque a Microsoft fez desaparecer muitas funções importantes. O passar a barra de baixo para cima ou para os lados ainda é como o outro. Agora ter tirado algumas funções como a resolvida por esta aplicação foi sem dúvida uma grande falha.

Claro que muitas pessoas acabam por se habituar à falta destas funcionalidades. No entanto, para outras é complicada a mudança.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também