Durante o dia de ontem, enquanto via a minha dose diária de ‘memes’, vi uma piada a mencionar um upgrade do Windows 11 para o Windows 10, naquilo que era uma obviamente uma boca ao mais recente Sistema Operativo da Microsoft, a apontar para o Windows 10 como o SO a escolher nos tempos que correm.
Mas… Faz ideia das diferenças entre o Windows 10 e Windows 11? Parecem poucas, mas já é possÃvel fazer uma lista bastante interessante.
Windows 10 vs Windows 11: Estas são as diferenças!
Portanto, como dissemos logo na altura do lançamento, o Windows 11 é na sua base… Um Windows 10 com algumas diferenças focadas na modernização da plataforma tendo em vista o futuro do mundo da computação! Como é a possibilidade de utilizar apps Android no Windows 11 de forma nativa.
Mas, visto de fora, é fácil habituarmo-nos ao novo e esquecer aquilo que o Windows 10 significava, e ainda significa para muito boa gente. Vamos por partes?
Design e Interface
O Windows 11 tenta trazer uma interface mais simples, mas também mais agradável ao olhar do utilizador. Temos um design mais arredondado, e com cores mais neutras, naquilo que na verdade faz lembrar um pouco aquilo que o macOS tem para oferecer.
Além disto, o menu Iniciar e barra de ferramentas muda para o centro do ecrã. (Mas, caso não saiba, pode mexer um pouco na configuração e meter à esquerda, direita, em cima, de lado, você é que sabe.)
Aumento dos requisitos mÃnimos
Este foi um dos grandes objetivos da Microsoft com o lançamento do Windows 11. Porquê? Bem, para levar o mundo da computação para a frente, temos de cortar o ‘lixo’. Ou seja, todas as máquinas computacionais incapazes de chegar a um certo nÃvel de performance e de segurança.
Integração de apps Android
A partir do Windows 11 (se o seu PC for compatÃvel), é possÃvel fazer download e instalar apps Android no seu computador, a partir da Amazon Appstore.
Novo e melhorado suporte a desktops virtuais
É muito mais fácil ter ambientes de trabalho diferentes, no Windows 11, comparativamente ao velho Windows 10. Na verdade, a forma como tudo funciona é bem similar à do ambiente Mac, e ainda bem.
Widgets (mais ou menos)
O Windows 11 esforça-se um pouco mais na implementação de Widgets. Ainda não é bem isto que queremos, mas com o toque de um botão, já é possÃvel ter acesso a alguma informação extra, e imediata.
Melhorias no suporte a ecrãs com toque, voz e stylus
É mais fácil lidar com o Windows 11 em tablets, ou em computadores 2-em-1.
Integração Xbox
A Microsoft já percebeu que o futuro do Gaming pode muito bem estar no PC, como tal, é notória a aposta nos videojogos no Windows 11, com suporte a várias funcionalidades antigamente exclusivas do ecossistema Xbox.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!