A bateria de um veículo elétrico é o seu componente mais importante. Ao mesmo tempo é também uma das coisas mais sensíveis. Isto porque as baterias de iões de lítio são sensíveis a temperaturas extremas. Assim devem ser protegidas contra o sobreaquecimento a todo o custo. É que se algo correr mal com a bateria do nosso veículo elétrico ficamos com um pisa papéis caro e pesado. É por esse motivo que os fabricantes desenvolveram sistemas para controlar a temperatura da bateria e para que ela se mantenha a funcionar normalmente. Mas como é que os veículos elétricos arrefecem a bateria? É isso que vamos explicar já a seguir.
Como é que os veículos elétricos arrefecem a bateria?
As baterias de iões de lítio, o tipo de baterias encontradas na maioria dos elétricos, não gostam de temperaturas elevadas. Manter a bateria do seu veículo elétrico longe de calor extremo é uma das melhores formas de cuidar dela. De facto, estas baterias funcionam melhor a temperaturas que não estão nas extremidades da balança.
Isto significa que devem ser impedidas de cair para temperaturas abaixo de zero, e também deve haver cuidado para que não sobreaqueçam. Entretanto não é aconselhável carregar uma bateria a uma temperatura de congelação; é por isso que alguns fabricantes têm opções próprias para estes cenários.
Condições atmosférias geladas podem danificar a bateria do seu veículo elétrico, mas o calor extremo pode fazer o mesmo ou pior.
Se ela ficar demasiado quente e não estiver a ser arrefecida a um ritmo adequado, especialmente durante o carregamento, a bateria pode experimentar um evento térmico. Se o calor ficar fora de controlo, pode inclusivamente ocorrer um incêndio.
É evidente que os fabricantes de automóveis precisam de dar prioridade ao arrefecimento adequado da bateria, e definitivamente foi algo com que se preocuparam bastante. Dito isto, os automóveis modernos estão equipados com sistemas avançados de monitorização térmica e regulação, que acompanham a temperatura da bateria e asseguram que não está muito quente.
A utilização de líquido de refrigeração
Existem diferentes formas de se manter uma bateria fria, e tal como os veículos de combustão interna, um destes métodos é usar líquido de refrigeração. Este método é uma alternativa ao arrefecimento através do ar. O arrefecimento do ar existe há séculos e tornou-se famoso em veículos como o Porsche 911.
Mas, em última análise, os sistemas de arrefecimento líquido são melhores do que o ar porque têm uma capacidade muito superior de transferir calor. Isto não quer dizer que o arrefecimento do ar seja mau. Alguns veículos com o Nissan Leaf empregam este método com sucesso. No entanto o liquido faz melhor trabalho, sobretudo em ambientes mais quentes.
Os VE que usam refrigerante líquido para arrefecer as suas baterias apresentam um sistema semelhante ao que se encontra num carro tradicional com motor a combustão.
De facto, nestes veículos o refrigerante circula pelo motor através de canais específicos. Entretanto ele vai absorvendo o calor do motor e é depois transferido para o radiador, onde um ventilador sopra ar e o arrefece. Este método de arrefecimento dos veículos é bastante eficaz e para além disso os veículos a combustão podem usar o calor do motor para fornecer aquecimento para a cabine.
No caso dos veículos elétricos arrefecidos a líquido, a bateria é o componente que necessita de um arrefecimento constante. O sistema de arrefecimento faz passar o refrigerante à volta da bateria, absorvendo calor no processo e, em seguida, envia-o para o radiador. Assim que o liquído de refrigeração quente atinge o radiador, a ventoinha ajuda a baixar a temperatura.
Estes sistemas, obviamente, variam um pouco de fabricante para fabricante. Seja como for e embora isto pareça uma coisa completa a verdade é que os elétricos têm menos requisitos de manutenção do que os outros.
Entretanto o liquido de refrigeração evita a corrosão, para além da transferência de calor, por isso é importante manter o refrigerante fresco para proteger as passagens do sistema de arrefecimento.
Muitos fabricantes ainda apostam no arrefecimento a ar
O liquido de refrigeração é definitivamente a alternativa mais avançada e, aparentemente, a mais eficiente também. Os refrigerantes líquidos superam sempre o ar ao transferir o calor para longe da bateria. Seja como for alguns automóveis como o Nissan Leaf, decidiram manter o arrefecimento a ar. Neste caso não há qualquer problema. No entanto se fosse um veículo de alto desempenho seria necessário procurar-se uma alternativa.
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