MediaTek lançou o novo Dimensity 9200. É incrível!

Foi hoje que a MediaTek decidiu lançar o seu novo SoC topo de gama, o Dimensity 9200 que vai ter a grande missão de rivalizar com o novo SoC Snapdragon 8 Gen2 da Qualcomm, em 2023.

Estamos a falar de um novo chipset 5G, com performance extrema, e uma eficiência energética de fazer bradar aos céus. Além de tudo isto, a MediaTek também promete uma experiência de gaming de luxo, captura de imagem precisa, e claro, suporte a 5G mmWave e Sub-6GHz.

MediaTek lançou o novo Dimensity 9200. É incrível!

Portanto, o Dimensity 9200 é o primeiro processador mobile a integrar um núcleo Arm Corte-X3 com frequências acima dos 3GHz, isto ao mesmo tempo que também é o primeiro processador mobile a contar com a ajuda do GPU Immortalis-G715, que por sua vez conta com Ray-Tracing e ainda com a tecnologia MediaTek HyperEngine 6.0.

Curiosamente, este SoC também é a primeira plataforma mobile pronta para o lançamento do padrão Wi-Fi 7, com suporte a taxas de transferência de 6.5 Gbps, isto ao mesmo tempo que também podemos encontrar um modem 5G com IA, para procura de redes mais rápida e precisa.

No campo da captura de imagem, temos ainda o processador Imagiq 890, que permite capturas com pouco luz ambiente, muita luz, ou qualquer outro ambiente no meio. Aparentemente, com suporte nativo a sensores RGBW, os smartphones equipados com o Dimensity 9200 podem evitar a conversão de Bayer, sendo assim 34% mais eficientes na captura de fotografia ou vídeo.

Outras funcionalidades ou especificidades:

  • 4nm TSMC
  • Configuração: 1x Cortex-X3, 3x Cortex-A715, 4x Cortex-A510
  • Suporte a FHD+ 240hz // WHQD a 144Hz // 5K a 60Hz
  • AI Visual Semantic -> Otimização da qualidade de imagem cena a cena
  • MediaTek AI-SR/MEMC
  • MediaTek Smart Blulight Defender
  • Bluetooth LE Audio-ready
  • LPDDR5X até 8533 Mbps
  • UFS 4.0 com Multi-Circular Queue (MCQ):

Quando é que este processador chega ao mercado? Segundo a MediaTek, os primeiros smartphones de nova geração deverão ser lançados antes do final de 2022. Ou seja, é muito provável que a Qualcomm seja ultrapassada pela MediaTek.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também