Pare de colocar o smartphone em arroz quando se molha!

Isto é uma coisa que já vimos várias pessoas fazerem. Por algum motivo as pessoas deixam cair os smartphone na água e colocam-nos em arroz. É algo que se repete vezes e vezes sem conta. No entanto o melhor conselho que lhe podemos dar é: pare de o fazer e já lhe vamos explicar o porquê!

Pare de colocar o smartphone em arroz quando se molha!

O truque do arroz existe há séculos e há provavelmente todos já o fizemos. Mas de onde vem esta ideia?

Vários sites deram sempre esta sugestão. Aliás existem publicações a falar nisto desde 2007. A alegação é que o arroz seco absorve a humidade. Entretanto esta mesma linha de raciocínio tem sido repetida desde então.

smartphone arroz

Claro que o truque certamente antecedeu os smartphones. No entanto tornou-se mais popular do que nunca com estes dispositivos. É que na prática são caros e frágeis e não gostam de água.

Infelizmente o truque não funciona

Por muito que custe ouvir (ou neste caso ler) a verdade é que colocar o smartphone em arroz não faz absolutamente nada. De facto, para além de ser saboroso não tem poderes mágicos de humidade. De facto, faz tanto como colocar o smartphone numa tigela completamente vazia.

O arroz tem alguma capacidade de absorver água. Ainda assim é muito limitada. Além disso, isso não resolve o problema principal. É que nem mesmo o gel de sílica não consegue absorver o líquido mais prejudicial, que está no interior do smartphone.

smartphone arroz

Mas por que motivo as pessoas acreditam no arroz?

É simples. Colocam-no no arroz, desligado durante alguns dias. Ora se a água não tiver penetrado muito no interior do smartphone vai acabar por secar. Depois claro que o equipamento vai funcionar. Entretanto as pessoas atribuem isto ao poder do arroz. Só que a realidade é que o grande salvador foi deixar o smartphone sossegado durante um bom período de tempo.

Para piorar as coisas, o arroz pode, na verdade, acentuar os danos causados pela água em alguns casos. O “pó” do arroz fino pode entrar nas portas e misturar-se com a água para criar uma substância semelhante a uma pasta que se torna mais difícil de remover.

Como salvar um smartphone molhado (caso não seja resistente à água)

O segredo para salvar um smartphone telefone molhado não é necessariamente esperar que seque. Isto pode funcionar se tivermos sorte, mas é muito mais eficaz remover o máximo de água possível o mais rápido possível. Simplesmente deixá-lo secar poderá dar origem a problemas.

Se o seu smartphone tiver estado submerso em água, o primeiro passo é desligá-lo ou deixá-lo desligá-lo. Não ceda à tentação de ver se liga. Em seguida deve remover qualquer coisa que possa ser removida. Isto inclui capa, a bandeja do cartão SIM, bandeja de cartão microSD e a bateria (se for removível).

Em seguida, pode usar um ventilador ou ar comprimido para soprar a água para fora das portas. No entanto, isso não vai fazer nada pela água que entrou no smartphone. Para remover a água, terá de o abrir. A partir daí, pode esfregá-lo com 90% de álcool isopropílico ou colocar à frente de um ventilador.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também