Quanto custa carregar o smartphone ao longo do ano?

Nem mesmo com o aumento do custo da energia pensamos muito em quanto custa carregar o nosso smartphone ao longo do ano. No entanto e considerando que o fazemos praticamente todos os dias (dependendo do modelo) não deixa de ser uma questão curiosa. Se não tem uma ideia de quanto isto custa não se preocupe porque lhe vamos dizer já a seguir.

Quanto custa carregar o smartphone ao longo do ano?

De todos os dispositivos eletrónicos que temos em casa – computadores, TVs, colunas inteligentes, passando por equipamentos analógicos como lâmpadas e aquecedores – é lógico pensarmos que nada utiliza tão pouca energia como o nosso smartphone. Isto se estivermos a utilizar um iPhone, um smartphone Xiaomi ou Samsung Galaxy ou outro tipo de equipamento Android. Mas será mesmo assim?

bateria, carregamento rápido

A forma mais precisa de medir o custo de carregamento do seu smartphone é fazermos uma pequena conta que considera a energia perdida no processo de carregamento.

Por exemplo, vamos olhar para a bateria do iPhone 13 Pro como ponto de referência. O iPhone 13 Pro tem uma bateria de 3.095 mAh que funciona a 3,83 volts. Entretanto pode olhar para a bateria do seu modelo de smartphone em particular e substituir esse valor nos cálculos. Mas voltando ao exemplo do iPhone.

iPhone 13 monocelha pequena

Primeiro, temos de descobrir quantas horas de energia a bateria do smartphone pode armazenar. Para isso, precisamos primeiro de transformar as horas de miliamperes em horas de watt, multiplicando a capacidade da bateria pela tensão e dividindo-a por 1000.

(mAh * V) / 1000 = Wh

Com base nessa equação, a bateria do iPhone de 3,095 mAh / 3.83v tem uma capacidade de 11,85 Wh. Fizemos a conversão de mAh para Wh porque a utilização da eletricidade é medida e faturado em kilowatts.

Agora vamos calcular quanto custa carregar uma bateria de 11,85 Wh, assumindo que está completamente esgotada. Vamos converter o Wh para kWh, a unidade usada pela empresa de energia.

Wh / 1000 = kWh

Assim, a capacidade da nossa bateria do iPhone é de 0,019 kWh. Agora temos de ver quando custa o kWh.

paga luz TV
Fonte: LojaLuz.com

Agora a conta é a seguinte. 

Capacidade da bateria em kWh * Custo por kWh = Custo de carregamento.

Ora se carregarmos o smartphone todos os dias dos zero aos 100 vamos ver que carregar o smartphone durante todo o ano custa menos de 1 Euro.

Sim não é um Euro por semana, nem por mês. É mesmo por ano!

Claro que também existem equipamentos que podem medir isto, os tais medidores de Watt. No entanto, o resultado será bastante semelhante.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...