Isto é uma situação que em alguns casos é bastante frequente. Vamos utilizar o smartphone e por algum motivo ele não deteta o dedo. Compreendo que acabe por ser um pouco estranho e que em alguns casos até pensamos que o nosso equipamento está avariado. No entanto a razão é bem diferente.
Smartphone não deteta o seu dedo? Esta é a razão!
Para percebemos porque é que o smartphone não está a detetar corretamente os dedos, temos primeiro de perceber como funcionam os ecrãs destes dispositivos.
Os smartphones modernos (assim como tablets, ecrãs inteligentes e a maioria dos dispositivos de ecrã tátil com os que interage) têm um ecrã capacitivo. Por baixo da camada superior protetora do ecrã encontra-se uma camada de elétrodo transparente.
Ora o nosso dedo é um condutor elétrico e quando toca no ecrã muda o padrão elétrico na camada do elétrodo. A camada transforma a ação analógica do nosso dedo a tocar no ecrã num sinal digital (é por isso que a camada é por vezes referida como um “digitalizador”).
O que é interessante nos ecrãs capacitivos é que tecnicamente não é preciso tocar no ecrã para ativar o digitalizador — são apenas calibrados dessa forma.
A matriz do elétrodo é tão sensível que pode detetar o dedo antes mesmo de tocar no vidro. No entanto, os engenheiros de software ajustam a sensibilidade para que o digitalizador não responda até que o seu dedo esteja realmente a tocar no ecrã. Isto cria uma experiência mais natural e reduz os erros de entradas inválidas.
Então qual a razão para o dedo, por vezes, não ser detetado?
Os dois principais culpados são a pele seca e os calos nos dedos. A primeira causa é a mais comum. Se a sua pele estiver muito seca, a superfície da pele carrega menos carga elétrica do que se estivesse bem hidratada.
É por isso que o smartphone normalmente responde melhor ao toque no verão, mas no inverno, o smartphone parece responder de forma errática ao toque. A baixa humidade do ar de inverno e o frio pode deixar as mãos secas.
A outra causa comum são os calos nos dedos. A maioria das pessoas não tem calosidades na ponta dos dedos suficientemente grossas para causar problemas no ecrã. Mas quem tem determinados hobbies ou profissões como tocar guitarra, fazer escalada, mecânica, pode ficar com calos suficientemente grossos.
O que se pode fazer?
Se o seu problema forem os calos então um bom creme hidratante pode ajudar. Se mesmo assim as coisas não funcionarem muito bem alguns smartphones têm a opção de ajustar a sensibilidade do digitalizador. A Samsung é um dos fabricantes que o permite fazer.
O que essa definição faz realmente a fazer é aumentar a sensibilidade do digitalizador para detetar melhor o seu dedo, especialmente quando há uma película.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!