Como já afirmámos algumas vezes no passado, a NVIDIA já não está sozinha nas gamas mais altas do mundo das placas gráficas. Os tempos em que a AMD ia para o mercado, apenas e só com alternativas amigas da carteira no bolso, já vão longe, como tivemos a oportunidade de ver com as RX 6000 baseadas na arquitetura gráfica RDNA2.
Sim, é verdade que a AMD está um pouco atrasada, visto que a NVIDIA já entrou na nova geração, ao lançar a sua super poderosa (e super cara) RTX 4090. Mas, ao que tudo indica, já não falta muito para ficarmos a saber o que a AMD tem para oferecer neste campo.
Um lançamento que deverá ser extremamente interessante, porque a AMD precisa de mover produto a sério, depois de alguns falhanços com os processadores Ryzen 7000, que aparentemente falharam em convencer os consumidores. A AMD vai ter de rivalizar na performance, mas também no preço.
AMD Radeon RX 7900 XT e 7900 XTX em Dezembro!
Portanto, ao que tudo indica, a AMD vai entrar na nova geração com dois modelos, a Radeon RX 7900 XT, e a super topo de gama RX 7900 XTX. Sim, vamos ter o regresso da nomenclatura XTX, naquilo que parece ser uma AMD extremamente confiante na sua nova arquitetura.
Algo que faz todo o sentido, porque caso não saiba, estas placas gráficas vão ser ambas baseadas no GPU Navi 31 MCM de 5nm. Ou seja, vão ser as primeiras placas gráficas do mercado a contar com mais que uma unidade lógica dentro do mesmo pacote.
Entretanto, em termos de performance, é esperado que o aumento seja de 100%, relativamente às placas gráficas RDNA2 de 2020. Ou seja, estas duas placas gráficas vão estar perfeitamente à altura das RTX 4090 e RTX 4080 no campo da performance gráfica. Esperemos é que não estejam à altura no campo do preço, porque o mercado precisa de alternativas mais amigas da carteira.
O lançamento deve acontecer já no dia 3 de Novembro, com as primeiras unidades a chegar à s prateleiras algures no inÃcio de Dezembro.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!