Tesla vai disponibilizar informação de trânsito por rádio

Detetou-se uma novidade no firmware dos veículos da Tesla que menciona algo chamado RTA. Na prática significa Radio Traffic Announcements ou em português Informações de Trânsito por rádio que chega aos automóveis Tesla.

Tesla vai disponibilizar informação de trânsito por rádio

Esta novidade foi descoberta pelo site Not a Tesla App na mais recente atualização 2022.40.1. É aí que surgiu a imagem para esta funcionalidade não anunciada. Entretanto a função parece ter sido originalmente destinada à atualização 2022.40, mas pode ter sido removida para dar mais tempo para se terminar o desenvolvimento.

Os Radio Traffic Announcements são usados por alguns fabricantes de automóveis como, por exemplo, BMW, Mercedes e Volkswagen. Dito isto garantem que o condutor recebe informações trânsito independentemente do que estiverem a ouvir no sistema de entretenimento.

No entanto, dado o número de melhorias que a Tesla abordou, o RTA pode até ir mais longe do que isso.

A funcionalidade por si só é útil. Se preferir ouvir música, podcasts ou livros em vez das rádios locais, pode deparar-se com alguns problemas no trânsito que poderiam ter sido evitados se estivesse atento às notícias. Ora o sistema de entretenimento deteta quando há uma nova informação de trânsito, silencia o sistema de entretenimento e dá a informação de trânsito. Claro que também pode ignorar isto.

Isto junta-se a outra funcionalidade de segurança que a Tesla está a implementar e que está relacionada com os quatro piscas.

Tesla diz adeus aos quatro piscas com um novo alerta

A Emergency Safety Solutions (ESS) é a criadora do HELP, que traduzido para português significa Protocolo de Localização Melhorado de Risco. A empresa afirma que o seu sistema melhora significativamente a segurança do condutor. A Tesla, que normalmente desenvolve os seus sistemas, e raramente utiliza programas externos, será o primeiro fabricante de automóveis a implementar o HELP nos seus veículos.

Tesla quatro piscas alerta

A ESS diz que a cada sete minutos, há um acidente envolvendo um veículo com problemas nas estradas. Estes acidentes matam ou ferem 15000 pessoas por ano. A empresa também afirma que o principal fator é um sistema de alerta de perigo ineficaz que não está a chamar à atenção dos condutores. Lembro que o sistema de quatro piscas foi criado há mais de 70 anos e não melhorou desde então.

De acordo com a ESS, o HELP irá: “fornecer alertas de iluminação avançados e alertas digitais baseados na localização para melhorar consideravelmente o aviso para os outros condutores”. A propósito disto estudou-se várias combinações de iluminação e descobriu-se que as frequências flash de 4hz a 6Hz melhoraram consideravelmente a atenção dos condutores. O sistema atual é de 1,5Hz.

Os investigadores levaram então o sistema de 5Hz para a rua e descobriram que os condutores se aperceberam do perigo 12 segundos antes.

Também se afastam mais do veículo avariado.

O novo sistema de luzes intermitentes vai, sem dúvida, melhorar a segurança, mas o sistema também envia um sinal digital para alertar os condutores que usam sistemas de navegação dentro do carro ou do smartphone de que existe um perigo pela frente. Assim o aviso precoce permitirá que os condutores se apercebam do perigo muito mais cedo. Além disso, o sistema HELP ativa-se manualmente ou liga-se automaticamente em caso de colisão ou quando se ativa um airbag.

Entretanto a Tesla vai implementar as alterações nestes veículos existentes através de uma atualização de software. É um passo raro para a Tesla, que normalmente cria os seus próprios sistemas e melhora os programas tradicionais (a Tesla melhorou recentemente o cinto de segurança).

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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