Google contratou 200 cabras para a sede. Sabe porquê?

É verdade que a Google acaba de “contratar” 200 cabras para a sua sede. No entanto, ninguém precisa de ficar preocupado porque não é para substituir nenhum funcionário.

Google contratou 200 cabras para a sede. Sabe porquê?

O Googleplex em Mountain View, Califórnia, espalha-se por 12 hectares, com relva e árvores misturadas entre os seus muitos edifícios. Como acontece com a maior parte da Califórnia, a sede da Google está colocada numa região fustigada por seca severa. Por este motivo muitas empresas sediadas na Califórnia tomam iniciativas verdes e fazem o que podem para compensar a pegada de carbono. É exatamente o que a Google acaba de fazer.

Google cabras

Na primavera de 2009, a Google contratou uma empresa local que trouxe cerca de 200 cabras durante uma semana para comer (e simultaneamente fertilizar) a relva que rodeia o campus. As cabras eram menos barulhentas do que os cortadores de relva tradicionais, e como não usavam gasolina nem produziam gases de escape, pensava-se que eram uma abordagem mais natural para algo que precisava de ser feito de qualquer forma. A Google alegou que custou quase o mesmo que contratar uma empresa de jardinagem, mas foi uma coisa muito mais bonita de se ver.

Com uma das piores secas de sempre, outras cidades, estados e países estão hoje a usar uma técnica antiga, mas simples, para limpar áreas de erva seca. Assim elas estão de volta já que as cabras são excelentes para limpar áreas de difícil acesso como colinas íngremes ou terreno rochoso, e uma manada de 100 cabras pode comer e limpar eficientemente até um acre em um dia.

De facto é interessante percebermos que há sempre alternativas mais ecológicas às coisas que de outra forma teriam de ser feitas por máquinas.

Se a moda pega é provável que venhamos a ter várias cabras em muitas empresas de tecnologia e não só.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também