A Huawei está obviamente mais apagada do mundo Android, depois de tudo aquilo que aconteceu com as sanções Norte-Americanas, que acabaram por resultar no afamado desaparecimento dos serviços Google dos seus smartphones.
No entanto, isso não significa que a gigante Chinesa não continue a lançar smartphones, de qualidade, para todas as gamas de preço.
Prova disso é o lançamento do Huawei Nova Y70, que tenta trazer qualidade e design, para uma gama de preços um pouco mais baixa. Vale a pena? Bem, vamos por partes.
(Mini-Review) Huawei Nova Y70: Porreiro para o preço!
Especificações Técnicas:
- Ecrã: IPS, 6.75”, 1600×720, 60 Hz
- SoC: HiSilicon Kirin 710A
- Memória: 4 GB RAM, 128 GB, microSD
- Bateria: 6000 mAh com carregamento rápido de 22.5W
- Câmeras: 48 MP f/1.8 + 5 MP f/2.2 + 2 MP f/2.4 // Frontal: 8MP
- SO: Android 12 (EMUI 12)
- Dimensões e Peso: 168.3*77.7*8.98 mm, 199g
- Preço: 135€+
O Huawei Y70 é um aparelho própria de uma gama de entrada, mas ainda assim, traz algumas características interessantes que vão conseguir conquistar até os consumidores mais exigentes. Especialmente no campo do design! O smartphone é mesmo muito giro, especialmente nesta cor azul espelhada. A Huawei sabe o que anda a fazer na parte do design, e mesmo em gamas mais baixas, este Y70 é prova disso mesmo.
Entretanto, estamos aqui a falar de um aparelho de grandes dimensões, com um ecrã de 6,75” a contar com margens reduzidas apesar do facto de ser um ecrã IPS LCD em vez de OLED, e 200g de peso. O aparelho também não é super fino, mas isso é para mim um ponto positivo, porque assim podemos encontrar uma bateria com uns incríveis 6000mAh.
Mas… Claro… É um aparelho de gama baixa, mais pensado para utilizadores que queiram espaço, e autonomia até dizer chega.
Assim, ao ser de gama baixa, temos algumas desvantagens, como é o plástico na traseira, que é um completo íman de impressões digitais, e é também o facto do ecrã estar limitado a 60Hz, o que em 2022, é um grande não, especialmente com tantos rivais nos 90~120Hz. Ainda assim, o Y70 compensa noutros campos, como é a qualidade fotográfica.
Câmeras
A Huawei continua a ser uma referência no mundo da fotografia mobile, mesmo nas gamas mais baixas. O Y70 é um aparelho obviamente mais barato, mas ainda assim, incrível na captura de imagem.
Modo Noite (sem qualquer luz)
Performance e Autonomia
Obviamente que não podemos esperar um nível de performance próprio de um topo de gama, equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, ou um MediaTek Dimensity 9000. Mas, para o que é, não estamos mal servidos, o Y70 nunca mostrou problemas neste campo.
A única coisa que tenho a apontar é mesmo a quantidade de memória RAM disponível. 4GB em 2022 é como 60Hz num ecrã, não faz sentido, e acaba por afetar a longevidade da máquina.
Já na bateria, 2 dias de uso, é mesmo muito fácil de alcançar graças à célula de 6000mAh.
Conclusão
É um bom telemóvel, mas como deve saber, estamos a falar de um smartphone sem serviços Google. Se vale a pena? Bem, é possível encontrar este aparelho a 135€ em solo Nacional. Por isso, sim, se acha que consegue viver sem Google, é uma excelente compra.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!