A Google anunciou que o Google Chrome provavelmente deixará cair o suporte para o Windows 7 e 8.1 a partir de fevereiro de 2023. Entretanto depois de o suporte ser descontinuado para estas duas versões do Windows, a empresa afirma que os utilizadores do Chrome devem garantir que os seus dispositivos estão a funcionar pelo menos com o Windows 10.
Google Chrome acaba para o Windows 7 e 8.1
“Com o lançamento do Chrome 110 (provisoriamente agendado para 7 de fevereiro de 2023), terminaremos oficialmente o suporte ao Windows 7 e Windows 8.1”, revelou o Gestor de Suporte do Google Chrome.
A decisão da Google de deixar cair o suporte para estas plataformas corresponde à polÃtica de ciclo de vida do Windows da Microsoft. Assim termina o suporte alargado para o Windows 7 e Windows 8.1 no dia 10 de janeiro de 2023.
Atualmente, o Windows 7 ainda é utilizado em cerca de 10% dos computadores em todo o mundo. Já o Windows 8.1 está apenas presente em 2.7%, de acordo com o Statcounter GlobalStats.
Entretanto e por falar em números lembro que o Chrome tem uma quota de mercado superior a 65%. A isto segue-se o Safari com cerca de 18%. Depois está o Microsoft Edge com 4,32% (que utiliza o motor de renderização Chrome com melhorias da Microsoft).
Utilizadores aconselhados a mudarem de sistema operativo
Apesar de as versões mais antigas do Google Chrome funcionarem mesmo depois de o suporte ter acabado no Windows 7 e 8.1, a Google aconselha os utilizadores a atualizarem os seus sistemas para continuarem a receber atualizações de segurança.
Isto é exatamente o mesmo conselho da Microsoft para clientes com sistemas operativos fora do suporte. Tudo porque já não recebem assistência técnica ou atualizações de software, expondo os seus PCs e dados a riscos de segurança.
“As versões mais antigas do Chrome continuarão a funcionar, mas não haverá mais atualizações para os utilizadores nestes sistemas operativos”, reforçou a Google.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!