No ano passado, a Apple impressionou tudo e todos com as versões Pro e Max do seu SoC M1, e posteriormente, com uma super versão Ultra. Mas ao que tudo indica, além de sucessores dignos destes nomes, a gigante Norte-Americana tem uma surpresa que pode muito bem mudar o paradigma do mundo da computação. Estamos a falar do M2 Extreme, um SoC com um GPU de 125 núcleos, e um CPU com 48 núcleos.
Apple M2 Extreme: Vamos ter algo ainda mais poderoso
Portanto, de forma muito resumida, a nova versão do Mac Pro vai contar com a possibilidade de ir até ao M2 Extreme, um SoC 4x mais poderoso que o ainda não lançado M2 Max.
Estamos a falar de um processador capaz de trazer para cima da mesa um CPU com 48 núcleos, e um GPU com 125 núcleos, bem como um máximo de 256GB de memória RAM unificada. Além deste Extreme, é também esperado o lançamento de um M2 Ultra, com especificações um pouco mais baixas, mas nem por isso menos surpreendentes.
A forma como estes processadores vão aparecer, deve ser exatamente a mesma que a Apple utilizou para o M1 Ultra. Ou seja, o processo UltraFusion, onde a gigante Norte-Americana aproveitou dois chipsets M1 Max para criar um super processador. Aqui, nesta nova versão, é provável que a Apple combine dois chipsets M2 Ultra, para dar origem a um M2 Extreme. Entretanto, o processo de produção não deverá ser o de 3nm, que está a apresentar problemas, mas sim o de 4nm.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a Apple vai ficar impossÃvel de ‘alcançar’ no mundo das workstations? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!