Está preparado para a velocidade louca da nova Internet?

Todos queremos mais velocidade na Internet e finalmente vamos tê-la. Mas atenção. Não esperem apenas uma pequena diferença. É que os resultados são surpreendentes! Tudo porque graças a um chip foi possível transmitir 1,84 petabits de dados por segundo através de um cabo de fibra ótica.

Está preparado para a velocidade louca da nova Internet?

Realmente é uma velocidade sem precedentes e que vai mudar para sempre a forma como utilizamos a Internet. Apesar para ter uma ideia é possível descarregar 230 milhões de fotografias num segundo!

Esta iniciativa liderada por Asbjørn Arvad Jørgensen da Universidade Técnica da Dinamarca, em Copenhaga prepara-se para revolucionar a Internet.

internet

Como se conseguiu este efeito?

Logo à partida utilizou-se um chip fotónico e um microchip contendo dois ou mais componentes fotónicos que formam um circuito funcional. Esta tecnologia deteta, gera, transporta e processa a luz para dividir um fluxo de dados em milhares de canais separados e transmiti-los todos ao mesmo tempo ao longo de 7,9 quilómetros.

Entretanto a revista New Scientist explicou como é que isto funciona. “Primeiro, a equipa dividiu o fluxo de dados em 37 secções, cada uma das quais foi por um núcleo separado do cabo de fibra ótica. Em seguida, cada um destes canais dividiu-se em 223 partes de dados que existiam em fatias individuais do espectro eletromagnético. Isto permitiu que os dados fossem transmitidos em cores diferentes ao mesmo tempo sem interferirem uns com os outros, aumentando de uma forma surpreendente a capacidade de cada núcleo”.

velocidade internet

No passado, assistimos a taxas de transferência de dados de até 10,66 petabits por segundo. No entanto foram criadas através da utilização de equipamentos volumosos e impraticáveis. Este novo e melhorado sistema estabelece um recorde de transmissão usando um único chip de computador como fonte de luz. O resultado de tudo isto são menos custos e maior largura de banda!

Nem os computadores aguentam esta velocidade

A experiência utilizou tantos dados que não existe hoje em dia nenhum computador que possa fornecer ou receber tanta informação a este ritmo. A equipa teve, portanto, de passar “dados falsos” através de todos os canais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também