Existem jogos que nos marcam pelos mais variados motivos e no mundo do futebol existiram sempre dois títulos que nunca dispensava. Por um lado, o Pro Evolution Soccer que resolveu seguir outros caminhos e foi perdendo cada vez mais importância e o FIFA que seguiu exatamente o caminho inverso. Dito isto, foi-se reinventando todos os anos até chegar ao cargo de rei dos simuladores de futebol. Isto em todas as plataformas. Desta vez, estou aqui para vos falar do FIFA 23 na PS5. Como será que se compara com as versões anteriores? A edição deste ano vale mesmo a pena? É a essas e outras questões que vou responder ao longo desta análise.
FIFA 23 PS5: muito provavelmente a melhor edição de todas
Devo confessar que não tinha lido muito sobre o FIFA 23. Assim sabia em traços gerais o que iria encontrar mas não tinha uma noção clara de como realmente estava o jogo. Isto sobretudo em termos gráficos e no que diz respeito à própria jogabilidade. Dito isto, quando coloquei o jogo na consola tanto poderia estar a caminho de um delírio total como de uma desilusão completa. Uma coisa era certa. Esperava que a versão 2023, fosse muito semelhante à 2022. No entanto, não foi isso que aconteceu.
Os gráficos
Posso dizer que a EA este ano lançou um FIFA que até é bem diferente da versão anterior e isto é uma grande mais valia. Aliás em termos gráficos não fica nada mal utilizar a palavra arrebatador, porque é exatamente isso que ele é. É sem dúvida o melhor jogo de toda a série e quem sabe dos jogos de nova geração. Sim, o FIFA está assim tão bom.
Logo à partida as faces dos jogadores estão realmente boas. A única coisa que os mais atentos se poderão queixar é das caras dos treinadores. Aqui eventualmente não existiu tanto cuidado. Agora no resto é tudo o mais real possível. Para além disso, a EA fez maravilhas com o motor de física atualizado, o que dá um maior realismo ao movimento do cabelo e até das camisolas e calções. Ou seja, tudo foi analisado e melhorado ao pormenor.
Se juntarmos tudo isto à resolução 4K da PS5 ficamos, de facto, com uma qualidade gráfica acima da média. Entretanto há algo que quero destacar em relação à versão anterior. Com o FIFA 22 tive alguns problemas de perda de frames, sobretudo quando jogava online. No FIFA 23 não tive nada disso e já foram várias sessões de jogo. É tudo bem mais rápido!
A jogabilidade
Claro que de nada serve termos um gráficos espetaculares se a jogabilidade for péssima. É quase como termos a carroçaria de um Ferrari por cima de um motor de 2 cavalos.
No caso do FIFA, o mesmo cuidado que está presente no motor gráfico alargou-se também à jogabilidade. Mas há mais. Até a experiência dada pelo modo Ultimate Team é muito mais semelhante a jogar-se offline e ao modo de carreira.
Mas aquilo que mais gosto no FIFA 23 é que imita a realidade com a maior precisão que já vimos até agora. No caso do jogador, a forma como a bola é conduzida, a posição do jogador em relação a ela, o ângulo de cada passe, o remate. As coisas estão o mais possível perto do real. No entanto, apesar disto ser uma grande mais valia há algo que as pessoas têm de ter em conta. É que leva algum tempo a habituar-nos a este FIFA. Tenho jogado ao longo desta semana e sinceramente não é fácil. Ainda assim quando já começamos a dominar vamos gostar muito mais da nova física. Claro que uns poderão achar mais “arcade”, mas aí já são os gostos pessoais a falar.
Entretanto todas as outras coisas que já estavam disponíveis no ano passado foram melhoradas.
A nova forma de remate permite adicionar um pouco de talento e velocidade. Sobretudo a longa distância. Dito isto, em alguns casos e se fizermos tudo bem, até parece que os remates ficam com força demais. Ora isto leva em alguns casos a marcarmos golos quase do meio campo.
Entretanto há outras funções que estão mais equilibradas. A grande aproximação à realidade do FIFA 23 tornou algumas coisas mais fáceis. Um excelente exemplo disso são os cantos. É muito mais fácil marcá-los. Para além disso, os livres em áreas perigosas vão dar muito mais golos, tal como acontece na realidade. Ou seja, a dificuldade está ajustada à vida real.
Uma nova mecânica chamada AcceleRATE
Isto é algo que assume muita importância no jogo e que quem não dispensa o Ultimate Team vai gostar. Esta nova mecânica chamada AcceleRATE dá a cada jogador um dos três estilos de sprint. Dito isto, temos o controlado, o duradouro e o explosivo. O controlado é sem dúvida o sprint mais comum. É aquele a que estamos habituados no FIFA. Já os outros dois posso dizer que adicionam mais personalidade aos jogadores do plantel.
Por exemplo, os jogadores mais rápidos que apostem no sprint explosivo conseguem apanhar os defesas desprevenidos. Para além disso, aqueles que resolvam apostar no sprint duradouro podem conseguir apanhar os jogadores mais rápidos. Isto porque quando os outros estiverem a abrandar eles conseguem manter o ritmo. Ou seja, são novas variáveis que tornam o jogo ainda mais interessante.
Hypermotion 2
A introdução da tecnologia Hypermotion 2 é algo que também torna o FIFA muito mais real. As animações sentem-se muito mais fluidas do que no passado e são combinadas com movimentos “reais” dos futebolistas mais mediáticos.
Entretanto há um aspeto interessante a que a EA deu atenção neste FIFA 23 para a PS5. É que existem diferenças entre os jogadores masculinos e femininos. Ou seja, não se limitaram a colocar tudo no mesmo saco. Aliás durante a produção do jogo realizou-se um encontro especial de 22 futebolistas femininas e utilizando a técnica de captura de movimentos conseguiu-se registar detalhes característicos das representantes femininas que praticam este desporto. Na prática não senti uma grande diferença. Ainda assim é importante que a EA esteja a dar atenção a esta questão. Seja como for os movimentos estão realmente bons e nota-se muitas diferenças para o ano passado. Ah e marquei um belo golo com a Tatiana Pinto quando experimentei jogar com a seleção feminina.
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