Como noticiámos há alguns dias atrás, o YouTube andou a brincar com a ideia de meter a resolução 4K, entre outras coisas, atrás de uma “pay-wall”. Ou seja, para simplificar a coisa neste artigo, se quisesse ter acesso a resoluções mais altas, teria de ter uma subscrição ativa ao YouTube Premium.
Isto passou um pouco por debaixo do radar, porque… Vamos ser sinceros… São poucos os utilizadores capazes de tirar vantagem à resolução 4K, nos tempos que correm. Mas, verdade seja dita, fez parte de vários testes da gigantesca plataforma, onde também podemos incluir um acréscimo dos anúncios em cada vídeo visualizado.
Pois bem, o teste terminou… Qual foi a conclusão? Ninguém sabe! Mas existe algum medo a pairar no ar.
YouTube terminou o teste em que o 4K começava a ser pago… e agora?
Portanto, a experiência do YouTube terminou, mas ainda não existem conclusões. A plataforma vai analisar os dados, e um pouco mais à frente, vai decidir o que fazer.
Mas uma coisa é certa, a plataforma quer monetizar mais o seu conteúdo, e as suas vantagens! Por isso, é muito provável que muitas das coisas que damos agora por garantidas, comecem a aparecer cada vez mais no YouTube Premium, um serviço que além de anular os anúncios na plataforma de vídeos da Google, também traz para cima da mesa YouTube Music.
Entretanto, esta não é a primeira vez que o YouTube tenta dar mais primazia ao seu pacote pago, e claro, como deve imaginar, não deve ser a última. Ainda assim… O que sente em ver removidas todas as resoluções acima dos 1440p? Acha que é uma decisão que vai ter um profundo impacto, no imediato, ou é algo que apenas vai ganhar um pouco mais de importância mais à frente?
Afinal de contas, se formos analisar as coisas com olhos de ver, a verdade é que a grande maioria dos utilizadores acede ao YouTube através de aparelhos móveis, o que claro está, significa que o 4K tem uma utilidade zero, ou muito perto disso. Aliás, na realidade, é uma resolução que acaba por ter mais utilidade apenas nos utilizadores que usam a plataforma em SmartTVs, que é o único mercado em que o 4K é o padrão.
No entanto, ao remover a funcionalidade agora, o YouTube está a garantir que tem uma vantagem, do seu lado, para o futuro. Ou seja, enquanto é agora normal ter 4K ou 8K, de borla… Na altura em que o 4K for padrão nos smartphones e tablets, já é “normal” ser um serviço pago.
O que realmente me assusta, pelo menos por enquanto, é se o YouTube decidir tornar outras funcionalidades mais interessantes, igualmente exclusivas, como é o modo de 60FPS, ou o HDR.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Não se importa de perder o 4K no YouTube? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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