Como é que o iPhone 14 resiste a quedas? Ui!

Sempre que sai um novo equipamento são praticamente inevitáveis os testes à resistência. Foi exatamente isso que a empresa Allstate Protection Plans quis descobrir nos novos iPhones 14 ao testar a resistência a quedas. Mas será que o investimento no iPhone 14 vale realmente a pena, pelo menos em termos de durabilidade?

Como é que o iPhone 14 resiste a quedas? Ui!

Ao longo dos anos, a Apple tem procurado equilibrar um design elegante com durabilidade. Isto é especialmente notório a partir do iPhone 12 onde existe maior resistência a fissuras e a quedas propriamente ditas. Seguindo esse caminho com os modelos mais recentes, a Apple tem tentado encontrar o melhor dos dois mundos: todos os modelos possuem painéis de escudos cerâmicos na parte frontal e traseira, mas os iPhone 14 e 14 Plus têm uma lateral de alumínio, que é feito de aço inoxidável no 14 Pro e Pro Max.

iPhone 14 Plus

O iPhone 14 Plus foi largado da altura de 1,80m, virado para baixo numa calçada, e acabou com vidro solto e despedaçado no ecrã frontal. Teve também algumas rachaduras ao longo de um lado e através de um canto. Isto tornou a utilização perigosa, já que o vidro solto era suficiente para potencialmente cortar os dedos.

Entretanto deixá-lo cair de costas numa calçada resultou em vidro levantado no painel traseiro, com algumas rachaduras ao longo de um lado, bem como danos na caixa da câmara.

iPhone 14 quedas

iPhone 14 Pro Max

Infelizmente o iPhone 14 Pro Max não se saiu tão bem nos testes como o iPhone 14 Plus.

Quando o iPhone 14 Pro Max caiu para baixo numa calçada a partir de 1,80m, tinha rachaduras que apareceram ao longo do lado e através de um canto. No entanto, deixá-lo cair de costas resultou num painel traseiro completamente despedaçado, com pedaços de vidro em falta, embora a câmara ainda funcionasse.

Quando caiu de lado também acabou com um painel traseiro rachado, cantos raspados, botões estragados e danos na caixa da câmara. No entanto, o smartphone e a câmara continuaram a funcionar normalmente.

iPhone 14 quedas

Ou seja, olhando para tudo isto a conclusão é óbvia. Precisamos mesmo de utilizar os novos iPhones com uma capa e película.

Como refere a Allstate Protection Plans as capas já provaram ser eficazes na proteção do vidro traseiro de um iPhone. É que realmente os danos são muitos se estes equipamentos caírem ao chão. Assim bem vale a pena um investimento para lhes darmos alguma proteção do que perdemos tudo aquilo que gastámos a comprar um novo iPhone.

A vantagem é que os novos iPhones são mais fáceis de reparar. Pelo menos o Plus.

Apesar de tanto o iPhone 14 Plus como o 14 Pro Max terem sofrido graves danos no vidro traseiro durante os testes de queda, o primeiro apresenta vidro traseiros amovível, facilitando a sua reparação. O outro continua a ser complicado e terá um custo bastante elevado sempre acima dos 500 Euros.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também