A TSMC é a inegável lÃder do mundo da produção de chips, dominando o mercado com os seus processos de 7nm, 5nm e 4nm, tendo já em vista um incrÃvel processo de 3nm, que entretanto já foi reservado por várias marcas de referência, como é o caso da Apple, AMD, Qualcomm, Intel, etc…
Mas, ao que tudo indica, a TSMC está a ter algumas dificuldades no novo salto, e por isso mesmo, teve de recorrer a adiamentos. Sabe o que isto significa? A Samsung pode saltar para a frente do pelotão, prontinha a ser a primeira a lançar um processo de 3nm no mercado.
TSMC com problemas? Samsung saltou para a frente!?
Portanto, caso não saiba, com a miniaturização do processo de produção, é possÃvel meter um maior número de transÃstores no mesmo espaço fÃsico, o que por sua vez, significa uma subida na performance, e claro, na eficiência energética.
Por exemplo, Apple A10 de 2016 era baseado no processo de 16nm, conseguindo assim chegar aos 3.3 mil milhões de transÃstores. Em 2022, no iPhone 14 Pro, encontramos um Apple A16 Bionic, baseado no processo de 4nm, com 16 mil milhões de transÃstores. Sim, em apenas 6 anos, tivemos uma incrÃvel subida no número deste pequeno componente eletrônico, e por isso mesmo, um aumento considerável na performance e eficiência energética.
Sendo exatamente por isso que ter acesso aos processos mais recentes, e mais avançados, é tão importante. Aliás, é por isso que a Apple “dá” tanto dinheiro à TSMC, para ter um acesso antecipado, e quase exclusivo, cada vez que são lançadas novas linhas. Para ter ideia, a Apple já é responsável por 25% das receitas da TSMC durante um ano fiscal.
No entanto, enquanto a Samsung já está a produzir chips de 3nm, a TSMC parece ter voltado a adiar os seus planos. Algo que já resultou numa mudança de planos para a Apple, que estava a contar com os 3nm para lançar os seus novos M2 Pro e M2 Max, mas que agora, já só pensa no M3, de 2023.
Samsung à frente da TSMC!?
Se a TSMC começar a apresentar dificuldades, toda esta situação pode significar uma oportunidade de luxo para a Samsung, que além de parecer mais desenrascada nos 3nm, também já tem chips de 2nm planeados para 2025, e 1.4nm em 2027.
Entretanto, a TSMC está na expetativa de ficar 2.75 anos nos 3nm, e depois, nos 2nm durante 3 anos. O que claro está, significa que a TSMC vai ficar presa a algum tempo sem grandes inovações. Algo que começa a meter algum medo aos investidores e acionistas.
Aliás, na verdade, a Samsung não é a única pedra no sapato da TSMC, a Intel também está a investir forte e feio nas suas próprias linhas, ao mesmo tempo que as abre para outras empresas.
Por enquanto, a TSMC domina mais de 50% da quota de mercado global, com a Samsung a ficar num distante segundo lugar, com 17.3%. Mas, com as coisas a mudarem, e com uma Intel a prometer voltar ao topo do poleiro em 2025… Estes números podem ficar bem diferentes, nos próximos tempos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!