Análise – Uncharted: Legacy of Thieves Collection – Para mim e para muitas pessoas nascidas nos anos 90, o nome Naughty Dog invoca memórias incríveis de jogos desde a PS1 até à PS5. Desde Crash Bandicoot, a Jak & Daxter, esta empresa é responsável pela criação dos mais diversos e aclamados personagens/narrativas ao longo de cinco gerações de consolas.
Entretanto, quando chegou a altura da PS3 assumir a ribalta, a Naughty Dog decidiu mudar de rumo e dedicar-se a jogos menos fantasiosos, ou seja, mais baseados da realidade e com um foco maior na história. Um dos exemplos desta mudança veio na forma de Uncharted, um jogo que tirou claramente inspiração a Tomb Raider na sua temática e gameplay.
Foi um sucesso e tornou-se numa saga que perdura até à atualidade! Ao ponto da trilogia original já ter recebido remasters que foram recebidos com (quase) o mesmo carinho que os originais.
Chegou então a altura do final. Ou seja, da remasterização do Uncharted 4: A Thiefs End e do seu DLC: The Lost Legacy. Um projeto lançado para a geração atual de consolas e para o PC.
Dito isto, esta análise vai focar-se na qualidade do port para o PC, visto que se trata de um jogo lançado em 2016.
Para quem tem interesse em saber um pouco mais sobre as mecânicas/história do jogo, aqui está o link para uma review mais antiga que aborda estes tópicos.
(Análise) Uncharted: Legacy of Thieves Collection (PS5 e PC)
Gráficos e qualidade do Port
Neste departamento, posso dizer que, como qualquer exclusivo de consolas que vem para o PC, podemos realmente apreciar uma melhoria. Agora, se esta melhoria é significativa vai depender do hardware que temos disponível em casa.
Afinal, os últimos anos não têm sido fáceis no que toca aos preços de componentes eletrónicos, especialmente placas gráficas, o que quer dizer que o setup de muitas pessoas pode não permitir sequer um upgrade gráfico (em 4K) comparado a uma PS5.
Achei importante referir isto pois se já tem este jogo numa consola da geração atual, só justifica adquirir esta versão se tiver PC para correr LoTC em ultra.
Sendo mais específico, aqui estão os requisitos mínimos para correr o jogo em ultra a 4K 60fps:
- OS: Windows 10 64-bit
- CPU: Intel i9-9900k, AMD Ryzen 9 3950X
- GPU: Nvidia RTX 3080 (10GB), AMD RX 6800 (16GB)
- RAM: 16GB
- Armazenamento: 126GB SSD
Falando agora da performance, se os requisitos forem cumpridos, este é um port extremamente estável e otimizado no que toca aos frames por segundo (FPS). É a derradeira versão do jogo, puxado ao máximo.
Relativamente às opções gráficas temos também uma variedade muito boa de definições que podemos alterar consoante a necessidade ou preferência.
Conclusão – Uncharted: Legacy of Thieves Collection (PC)
Para concluir, posso dizer que comprar Uncharted: Legacy of Thieves Collection para o PC deve ser ponderado por alguém que ainda não possui a versão da PS5. Ou então, alguém que tenha uma máquina potente o suficiente para jogar em 4K ultra settings. Sendo esta é a única forma de vermos uma melhoria que justifica o preço de 50 euros (pela pré-reserva, estando sujeito a aumento).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado no jogo, ou é algo que não faz grande sentido considerar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!