Já aqui falámos de várias questões de segurança relacionadas com os smartphones Xiaomi. Explicámos, por exemplo, como podemos impedir que apps maliciosas tenham acesso aos nossos dados e não só. No entanto, para além disto, as nossas informações podem estar em perigo por outros motivos. Isto porque nós somos seguidos a toda a hora. Dito isto, não só ficam registados os locais por onde andamos devido aos serviços Google, mas também tudo aquilo que fazemos na Internet através dos iDs de publicidade. No entanto há duas coisas que pode fazer agora mesmo na interface MIUI do smartphone Xiaomi para não ser seguido!
MIUI: duas coisas a mudar já para não ser seguido!
Hoje em dia seguem-nos em quase tudo o que fazemos. Aquilo que vemos na Internet fica registado e também os locais por onde andamos. Na maioria das vezes são coisas necessárias para que empresas como a Google nos possam disponibilizar uma grande variedade de serviços. Mas ainda assim não precisamos de partilhar tantas coisas. É que se esses dados vão parar a mãos erradas pode ser um problema. E para isso basta que consigam aceder à nossa conta.
Assim quem tem um smartphone Xiaomi pode recorrer a algumas coisas para conseguir mais privacidade. Na realidade ao fazermos duas pequenas coisas garantimos logo mais segurança.
A primeira coisa que temos de fazer é ir ao menu Definições e logo a seguir escolhermos a opção Privacidade. Depois na nova janela temos de carregar onde diz Histórico de Localizações da Google.
Nesse momento somos levados para a página de Controlos de Atividade e temos a possibilidade de desativar o histórico de localizações. No entanto se tivermos muitos serviços que dependam disto podemos configurar a eliminação automática. No entanto o período mínimo que podemos configurar são 3 meses.
A seguir temos de volta ao menu da Privacidade e localizar outra opção que diz Anúncios.
Aí vamos poder Eliminar o ID de publicidade. Na prática isto significa que aquilo que nos estava a identificar quando passámos pelos sites, redes sociais, etc pode ser apagado. Deste modo já não será possível estabelecerem a relação entre tudo isto e como tal seguirem-nos.
Em paralelo e para além destas dicas há coisas que podemos fazer para que o nosso smartphone Xiaomi não seja espiado.
Não há como contornar isto. Por mais cuidados que tenhamos é muito complicado escaparmos as todas as ameaças que estão presentes na Internet. Algumas estão tão bem feitas que sem darmos conta lá acabamos por instalar uma app que não queríamos e é a partir dessa altura que os problemas começam.
Felizmente que esta situação é fácil de resolver para quem tem um smartphone Xiaomi com interface MIUI.
Dito isto a primeira coisa que temos de fazer é ir às Definições.
Depois temos de carregar onde diz Privacidade. Na nova janela temos de carregar onde diz Painel de Privacidade.
No painel de privacidade conseguimos ver rapidamente quem aceder a algumas funções do nosso smartphone. Por exemplo, qual é que acedeu recentemente à localização, à câmara, ao microfone e por aí fora. De facto, este é o melhor método para percebermos se há algo de errado com o nosso smartphone Xiaomi.
Por exemplo se abrirmos a utilização da localização e virmos que lá está apenas a câmara então está tudo bem. No entanto, se virmos nessa lista uma app que não nos lembramos de instalar ou que nem sequer conhecemos então é um grande sinal de alerta.
Nesse caso temos logo de carregar onde diz gerir autorização.
Entretanto o mesmo se passa com o acesso à câmara e os outros.
De facto, recomendamos que verifique esta secção todas as semanas. Deste modo descobrimos se há algo de errado com muita rapidez e nem precisamos de aplicações adicionais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!