É inegável que a Steam Deck impressionou o mercado na altura do seu anúncio, e lançamento, ao conseguir oferecer um nÃvel de performance próprio do mundo PC Gaming, num aparelho pequeno, leve, e por isso mesmo, compacto.
No entanto, com o avançar dos esforços da AMD no mundo dos APUs, tudo indica que a o SoC que dá vida à consola portátil da Valve está agora, mais ou menos, bem… Obsoleto.
Afinal de contas, até os novos SoCs de entrada de gama AMD Mendocino já são capazes de oferecer nÃveis de performance significativamente mais altos. Comparativamente ao SoC da Steam Deck. É uma mudança de paradigma no mundo mobile?
O novo APU de gama baixa da AMD mete a Steam Deck no bolso
Portanto, há alguns dias atrás, afirmei que o mundo dos smartphones Gaming vai passar um mau bocado, devido ao agora renovado foco de algumas fabricantes, em aparelhos portáteis, pensados apenas e só para os jogos.
Era algo que honestamente não estava à espera! Tal tem sido a aposta nos serviços de streaming, e implementação de SoCs cada vez mais poderosos nos smartphones modernos.
Contudo, a verdade é que na parte dos aparelhos pensados apenas e só para os jogos, temos a já mencionada Steam Deck da Valve, temos também a Logitech G Hub, além disto, temos também agora a consola Razer Edge 5G. Além destas apostas de marcas conhecidas, temos ainda outras alternativas, super poderosas, como é o caso da AyaNeo 2. Bem… Isto é apenas o inÃcio!
InÃcio? Porquê? O que vai, ou está a acontecer?
É que quem produz os chips base deste tipo de aparelho, está cada vez mais eficiente, e a oferecer alternativas cada vez mais poderosas, e mais baratas. Como é o caso da AMD, uma fabricante de chips capaz de aliar poder de processamento puro e duro, a potência gráfica de luxo, num único pacote.
Caso não saiba, a AMD é a responsável pelos processadores da PS5, Xbox Series X, e claro, pelo APU da Steam Deck. É também uma fabricante que está a apostar forte e feio no mundo dos portáteis amigos da carteira, ao desenvolver, e lançar, os novos APUs Mendocino.
Pois bem, até o mais fraco destes APUs (Ryzen 3 7320U), já oferece uma significativa subida na performance, de mais ou menos 20%, face ao APU Aerith da Steam Deck. É incrÃvel!
Afinal de contas, segundo o mais recente benchmark (Geekbench) a chegar à Internet, o Ryzen 3 7320U ‘Mendocino’ com 4 núcleos e 8 threads, foi capaz de chegar aos 1043 pontos no teste single-core, e 3909 pontos no teste multi-thread. Tudo isto com um TDP de apenas 8~15W.
Claro que o SoC da Steam Deck continua a oferecer algumas vantagens no campo gráfico, devido à quantidade superior de núcleos RDNA2. Mas isto demonstra que a AMD não está para brincadeiras no mundo dos APUs, o que claro está, a curto prazo, pode resultar numa aposta séria, de mais fabricantes, neste novo mundo das consolas portáteis.
Pessoalmente, gostava de ver a Sony a voltar para este mundo, e claro, uma nova Switch! Tudo isto para ver uma luta a sério, com mais fabricantes, mais aparelhos, e esperemos, preços mais baixos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que gostaria de ver no mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!