Dispositivos ARM ganham nova vida para os jogos!

Esta semana tivemos direito a muitas novidades por parte da Microsoft. Afinal de contas realizou-se o Microsoft Ignite 2022 que nos deixou a par de várias coisas que estão para chegar. É verdade que as luzes da ribalta foram para o Surface Pro 9 e até para a integração do iCloud na app de fotos do Windows 11. Ainda assim houve outras revelações importantes que passaram mais despercebidas. Logo à partida a app de jogos XBOX para Windows ganhou suporte para dispositivos Arm. Isto é como quem diz, chega ao Surface Pro X e ao novo Surface Pro 9 com 5G, entre outros. Deste modo podemos utilizar esta app para a aceder a vários jogos via o serviço Xbox Cloud Gaming.

Dispositivos ARM ganham nova vida para os jogos!

A aplicação Xbox para Windows já suporta jogos na cloud há algum tempo. No entanto, infelizmente, a aplicação funciona apenas em PCs baseados em X86. Se tivesse um PC Windows com um processador Arm, era obrigado a usar um browser, porque a aplicação Xbox nem sequer funcionava nestes equipamentos através de emulação. Para além disso mesmo que esteja a utilizar um browser, os únicos otimizados para dispositivos Arm são o Microsoft Edge e o Firefox. Felizmente, agora podemos usar a aplicação Xbox com suporte para dispositivos Arm.

ARM jogos

O Xbox Cloud Gaming é realmente um grande serviço. Isto porque nos dá acesso a “centenas” de jogos que são renderizados remotamente e transmitidos através da internet. Isto significa que não precisamos de ter um equipamento muito poderoso. Inclusivamente para termos acesso a títulos populares. Entretanto com o Xbox Game Pass Ultimate, também recebemos muitos títulos pagos, incluindo grandes lançamentos da Xbox Game Studios como Halo Infinite ou Microsoft Flight Simulator.

Lembro que os dispositivos Windows alimentados por processadores Arm têm enfrentado uma série de obstáculos. Sobretudo ao nível da compatibilidade! É que, de facto, muitas apps não estão devidamente otimizados.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também