Utilizar suportes com íman nos smartphones é perigoso?

Há uma informação que volta e meia aparece na Internet. Na prática revela que é perigoso termos os ímanes perto dos smartphones. Especialmente aqueles que estão em alguns suportes. Mas será que isto é realmente verdade? A preocupação com ímanes e electrónica não se baseia num mito. De facto é cientificamente sólida. Então onde está a verdade? Utilizar suporte com íman nos smartphones é perigoso?

Utilizar suportes com íman nos smartphones é perigoso?

De facto esta parece uma questão muito importante. Mas na realidade não tem assim tanta gravidade e faz lembrar quase a confusão que há com o router Wi-Fi.

O seu router Wi-Fi utiliza a mesma frequência que o seu micro-ondas (ambos estão na faixa de comprimento de onda de 2,4Ghz). Isto levou muitas pessoas a afirmarem que termos um router em casa, ou um sistema que espalha redes sem fios, é como se fosse praticamente um microondas sem fios que silenciosamente nos vai prejudicando a todos.

Aliás isto já levou muitas pessoas a trocarem o Wi-Fi pelos powerlines, apesar de também se falar de riscos associados a esta tecnologia. No entanto, neste campo, a verdade é que o nível de energia e o foco são completamente diferentes. Dito isto, pode ferver uma chávena de água no seu micro-ondas em ordem curta, mas a quantidade de energia de micro-ondas emitida pelo seu router Wi-Fi é tão baixa que nem consegue aumentar a temperatura de um copo de água num único grau.

ímanes computadores

É praticamente a mesma coisa que se passa com os ímanes.

A maioria dos ímanes com que nos deparamos no dia a dia, ímanes de frigorífico, fechos magnéticos, suportes e assim por diante são muito fracos. São suficientemente fortes para fazerem o seu trabalho, mas nada mais do que isso.

No entanto claro que também há outros ímanes e eletroímanes extremamente poderosos que podem causar problemas em dispositivos electrónicos e até mesmo perda de dados em certas circunstâncias.

Mas, a menos que trabalhe num ambiente industrial, médico ou científico onde são utilizados ímanes muito poderosos há muito pouco risco de danificar os smartphones.

Se fosse um computador com um disco rígido magnético tradicional (em oposição a uma unidade de estado sólido mais recente), existiria sempre o potencial de um ímane muito poderoso danificar o disco rígido.

No caso se um smartphone à primeira vista, a resposta parece ser não, porque nenhum smartphone tem discos rígidos e componentes semelhantes. Na realidade até há muitos dispositivos que os utilizam no interior para efeitos de carregamento.

smartphone

Existem, no entanto, casos em que os ímanes podem causar problemas menores. Os smartphones utilizam pequenos ímanes no interior para vários fins, como nos conjuntos de estabilização de imagem para as lentes. Algo muito perto dos sensores pode baralhá-los temporariamente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também