Metade dos computadores diz que não ao Windows 11

A Microsoft apostou forte e feio no Windows 11, no entanto, também decidiu restringir um pouco mais as máquinas que podem realmente ter acesso à versão mais recente do sistema operativo da gigante Norte-Americana. Uma tática que não foi do agrado de muito boa gente, mas sejamos honestos, foi necessária! De forma a tentar obrigar o mercado a dar o salto para máquina mais modernas, e por isso, mais rápidas e seguras.

Dito isto, como seria de esperar, os números de adoção do Windows 11 não estão a aumentar de forma mais rápida, porque muitas das máquinas do mercado são na verdade incompatíveis.

Não é que não possam correr o Sistema Operativo, porque na realidade até têm capacidade para isso! Contudo, os requisitos mínimos da Microsoft aumentaram tanto, que cerca de metade das máquinas do mercado estão impossibilitadas de dar o salto para o Windows mais recente.

Metade dos computadores diz que não ao Windows 11

Portanto, segundo um novo estudo de mercado, em cerca de 30 milhões de estações de trabalho, espalhadas por 60 mil organizações, apenas 57.26% das máquinas podem receber a atualização gratuita, e automática, para o Windows 11.

Em suma, mais de 40% das máquinas estão presas ao Windows 10, para sempre, porque na grande maioria dos casos, o problema está no processador. Afinal de contas, a Microsoft obriga à presença de, pelo menos, um processador Intel Core de oitava geração, ou então um AMD Ryzen de segunda geração. (Curiosamente, é devido a estes números que a Microsoft está agora a equacionar começar a aceitar processadores Intel Core de sétima geração, e também a primeira geração de processadores AMD Ryzen)

É possível instalar o Windows 11 em máquinas não compatíveis, de forma manual, mas para empresas, isso é uma má ideia.

Caso não saiba, é sim possível instalar o Windows 11 de forma manual, mesmo em máquinas que na teoria não são compatíveis. No entanto, enquanto isso pode ser mais ou menos uma solução para um utilizador comum, para uma grande ou média empresa, é uma ideia perigosa. Porque este SO não vai ter acesso a atualizações automáticas, e isso pode meter a segurança de toda a rede em perigo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já instalou o Windows 11? Ou ainda está à espera do que há-de vir? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também