Existem muitos mitos no que diz respeito aos veículos elétricos, nomeadamente que se incendeiam mais ou que são muito mais amigos do ambiente? Mas onde está a verdade? Anjos ou demónios? Vamos responder a estas questões mais importantes sobre os veículos elétricos.
É verdade que os veículos elétricos se incendeiam mais?
Os incêndios ocorrem durante o carregamento, colisões e se tiver uma bateria defeituosa. A empresa EV Fire Safe realizou um estudo que descobriu que a probabilidade de a bateria do seu veículo pegar fogo é de 0,0012%, o que é muito inferior ao esperado. Constatou também que só temos 104 casos confirmados de veículos elétricos que arderam a nível global. 24 casos ainda estão pendentes de investigação.
No estudo a 10 anos de 2010 a 2020, a maioria dos incidentes ocorreram em 2020, quando as quotas de mercado atingiram os 4,3%. Isto faz sentido porque tivemos mais veículos na estrada. Claro que há medida que existem mais vendas também os incidentes aumentarão estatisticamente. O foco continua nas probabilidade, que ainda são melhores comparativamente a veículos a gasolina.
Os veículos elétricos apresentam um risco inferior de pegarem fogo num acidente em comparação com os híbridos e os veículos a gasolina. Mesmo assim, são extremamente perigosos se arderem. Isto porque estes fogos são difíceis de extinguir.
Um incêndio nos veículos elétricos é geralmente causado por uma falha da bateria ou por problemas com o carregador. No entanto, podem ser evitados se o veículo estiver corretamente conservado e a bateria não estiver danificada. Vários estudos concluíram que os veículos elétricos são tão seguros como os motores de combustão. Entretanto à medida que são desenvolvidas baterias mais seguras e a consciência sobre o carregamento aumenta estes automóveis serão ainda mais seguros. Os avanços tecnológicos continuarão a melhorar à medida que os consumidores se tornarem mais conscientes do ambiente e comprarem mais elétricos.
As baterias e o ambiente
Os veículos elétricos destacam-se pelo menor impacto ambiental. No entanto, algumas pessoas receiam que as baterias usadas possam ser ainda piores. Esta é uma questão delicada. Dito isto, é caso para dizer que ainda não são assim tão amigas do ambiente como se pretende, mas as coisas estão a melhorar muito.
As baterias dos veículos elétricos utilizam muitos materiais, incluindo metais como lítio, cobalto e níquel. Estes materiais são todos extraídos da terra, pelo que há um potencial de danos ambientais durante o processo de mineração. No entanto, as baterias EV também são compostas por materiais reciclados de baterias de veículos elétricos antigos. Entretanto e embora o sistema de reciclagem de baterias ainda tenha um caminho longo a percorrer, as coisas estão cada vez melhores.
Seja como for quando a bateria de um elétrico atinge o fim da sua vida útil, os materiais podem ser extraídos e utilizados para fabricar novas baterias. Isto ajuda a reduzir a necessidade de mineração e o impacto ambiental associado. Na prática isto significa que quanto mais elétricos existirem menor será o impacto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!