Tesla: a duração da bateria dos elétricos surpreende!

Não há como negar. Uma das grandes questões que ainda leva algumas pessoas a fugirem dos elétricos é a bateria. Afinal de contas as pessoas pensam: – andamos um bocadinho e temos de carregar. Mas será realmente assim? Qual a autonomia média de um carregamento? Para quanto dá a bateria até ao fim de vida? Os resultados podem ser uma surpresa e no fundo podemos acabar com muitos mitos. Vamos então olhar para a questão da duração da bateria dos elétricos.

Tesla: a duração da bateria dos elétricos surpreende!

A autonomia de um carro, ou até onde se pode ir com uma única carga, é a maior preocupação do dia-a-dia entre os condutores da Tesla e varia de acordo com o modelo. Em geral consegue, pelo menos, 482 kms. Isto com uma única carga.

um Tesla

Mas e quanto à duração até ao final da vida?

Logo à partida a Tesla afirma que as suas baterias podem ter uma autonomia entre os 482 mil quilómetros e os 643 mil. Depois disto têm de ser substituídas. No entanto a realidade pode até ser melhor do que esta. Uma investigação feita pela empresa NimbleFins que analisou 557 veículos Tesla conduzidos pela empresa mostrou uma capacidade média de 90% da bateria mesmo depois de 241 mil quilómetros no contador.

tesla, carro elétrico, duração bateria elétricos

Muitas pessoas que necessitam de percorrer distâncias um pouco maiores fazem perto de 60kms por dia e 439 por semana. A este ritmo significa que a bateria poderia durar entre os 21 e os 35 anos. Só nessa altura seria necessária uma substituição.  Os hábitos de condução obviamente variam de pessoa para pessoa e têm influência. Por isso isto é apenas uma estimativa. De qualquer modo será sempre bastante tempo.

Mas isto não quer dizer que as baterias durem para sempre. De facto, podem vir com defeito e terem algum problema. Por esse motivo necessitam de ser substituídas. Ainda assim a correr bem, nunca terá de a mudar.

Sabia que a duração era tão grande?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também