Um smartphone com pouca memória traduz-se numa experiência frustrante, sobretudo porque o equipamento tem tendência a ficar muito lento. Mas porque é que a memória do smartphone Android se está a encher tão depressa? Existem várias razões. No entanto não se preocupe porque vamos dizer-lhe como otimizar a memória do seu smartphone Samsung Galaxy.
Samsung Galaxy: otimize agora a memória do smartphone!
Antes de passarmos propriamente à otimização de memória é importante percebermos para onde ela vai.
A memória RAM de um smartphone é onde as aplicações em execução vão colocando os seus dados. De uma forma simples isto significa que quanto mais memória um smartphone tiver mais aplicações é possÃvel correr sem ele atrasar. No entanto as coisas não são assim tão simples. É que a RAM presente no smartphone já está a ser utilizada mesmo antes do sistema operativo arrancar.
A forma como se utiliza a memória
O Kernel. O Android corre por cima de um kernel Linux. É na prática o coração de tudo. Este kernel está armazenado num tipo de ficheiro comprimido que é extraÃdo diretamente na memória RAM durante a sequência de arranque. Esta memória reservada acomoda o kernel, os controladores e os módulos de kernel que controlam o hardware e outros aspetos do sistema operativo.
Um disco de RAM para ficheiros virtuais. Alguns ficheiros e pastas que estão na árvore de ficheiros não são reais. São pseudo ficheiros escritos no arranque que contêm coisas como os nÃveis de bateria e informações relacionadas com a velocidade do processador. No sistema operativo Android toda a pasta /proc consiste neste pseudo sistema de ficheiros.
Informações sobre a rede. Provavelmente não sabe mas os dados sobre o IMEI e as definições de rádio estão na memória NVRAM que não se apaga quando desligamos o nosso smartphone. No entanto eles são transferidos para a memória RAM juntamente com o software necessário para o modem funcionar. Escusado será dizer que é reservado espaço na memória RAM para acomodar isto tudo.
Placa gráfica. A gráfica do smartphone necessidade de memória para funcionar. Trata-se de memória VRAM e todos os equipamentos utilizam processadores gráficos que não têm memória dedicada. Assim há uma determinada quantidade de memória RAM alocada para isto.
Entretanto com tudo isto tratado, o que sobra de memória RAM no smartphone fica para o equipamento funcionar e correr apps.
Assim é por tudo o que referi acima que a memória disponÃvel para o sistema nunca é aquela das caracterÃsticas do equipamento. Claro que ela está lá na totalidade. No entanto é também para outras coisas.
Como ter mais memória no seu smartphone Samsung
As aplicações em segundo plano funcionam mesmo quando não as estamos utilizar. São exemplo disso, aplicações antivÃrus, VPN, saúde e calendário. Dito isto, estas apps verificam ou controlam certos aspetos do nosso smartphone e drenam significativamente a bateria.
Em primeiro lugar vá às definições e na pesquisa escreva bateria. Carregue na primeira opção. Depois no novo ecrã escolha Limites de Utilização em Segundo Plano.
Agora e quando estiver na janela que tem as várias categorias escolha aquela onde vai adicionar a aplicação.
Agora e quando estiver na categoria respetiva terá um botão mais no canto superior direito. É aà que vai adicionar a aplicação. É só usá-lo, escolher a aplicação e já está.
Lembre-se que colocar as apps para dormir é diferente de parar as aplicações. Quando se força a paragem ela normalmente reinicia-se imediatamente a seguir. Isto coloca mais carga de trabalho no seu dispositivo. No entanto, quando coloca uma aplicação para dormir (ou em sono profundo), está basicamente a ordenar-lhe que pare de ter impacto na vida útil da bateria e também na memória.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!