Como deve saber, já existem umas quantas RTX 4090 e RTX 4080 à solta, nas mãos de vários reviewers de referência, como tal, apesar de ainda não ser possível lançar análises detalhadas ao material, já começam a chegar algumas informações extremamente interessantes, que mostram a diferença de performance entre as novas placas gráficas.
O salto geracional vai ser mesmo qualquer coisa, visto que dependendo da tarefa em mãos, a RTX 4080 com 16GB de memória, fica 20~30% à frente da atual topo de gama da NVIDIA, a RTX 3090 Ti. A RTX 4080 16GB não é a placa topo de gama da nova geração!
RTX 4080 16GB fica quase 30% à frente da RTX 3090 Ti
Portanto, podemos dizer muita coisa acerca deste lançamento, que as placas são caras, e que a NVIDIA se está a aproveitar de várias situações para manter as margens altas, enquanto despacha produtos com quase 2 anos de mercado.
Mas, em termos de performance, as RTX 40 não estão mesmo para brincadeiras. Afinal de contas, a RTX 4080 16GB já apareceu em alguns benchmarks, apresentando um aumento de 20% no Time Spy Extreme, 29% no Fire Strike Ultra, e 16% no Port Royal, tudo benchmarks da suíte 3DMark.
Na sua base, segundo o AIDA64, a nova placa da NVIDIA oferece 53.6 TFLOPs de performance computacional!
O que de forma muito curiosa, fica 8% acima daquilo que a NVIDIA prometeu no evento de lançamento. Comparativamente à RTX 3090 Ti, que oferece 40 TFLOPs, estamos a falar de uma melhoria de 32.5%. Algo absolutamente incrível! Pena o preço…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nas novas placas gráficas da NVIDIA, ou acha que o preço é um exagero, em todas as versões anunciadas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!