Esta é a plataforma de Streaming preferida em Portugal!

O número de portugueses que utilizam serviços de streaming para aceder a conteúdos televisivos continua a aumentar. No entanto, vontade de adesão está em queda. De facto, destaca-se uma diminuição de 1.2 por cento entre o primeiro e o segundo trimestre de 2022. Mas no meio de tudo isto qual é a plataforma de streaming preferida em Portugal?

Esta é a plataforma de Streaming preferida em Portugal!

De acordo com os dados mais recentes do BStream, o Barómetro de plataformas de streaming produzido pela Marktest, o universo de utilizadores deste tipo de serviços englobava já 44,1% dos portugueses no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 0.3% face ao trimestre anterior.

Em comparação com o período homólogo de 2021, o acréscimo de utilizadores de plataformas de streaming é ainda mais acentuado, apresentando um ganho de 2.1% nos indicadores do BStream.

A evolução no número de utilizadores de serviços de streaming em Portugal tem sido acompanhada por um crescimento consecutivo no número de subscritores destas plataformas, e que representam já 32,9% do universo de portugueses com mais de 15 anos e residentes em Portugal Continental.

Em oposição a estas tendências, o indicador do BStream sobre a intenção de subscrição de serviços de streaming nos próximos três meses apresenta uma tendência de quebra e baixa pela primeira vez da fasquia dos 9%, caindo 1.2% dos 9,8% para os 8,6.

No que respeita ao indicador de notoriedade entre as plataformas de streaming que operam no mercado português, a Netflix continua a ser mais reconhecida, com 77,6% de respostas, superando assim a Disney+ (56,5%), a HBO Max (50,6%), a Prime Vídeo (50,4%) e a NOS Play (47,1).

Mas esta liderança da Netflix em Portugal no campo do streaming significa que não há nuvens no horizonte para esta plataforma?

A verdade é que apesar desta liderança os tempos não estão fáceis para uma plataforma que já teve um sucesso estrondoso, sobretudo durante a pandemia. De facto, talvez nem nos piores pesadelos a Netflix achasse que o declínio ia começar tão rapidamente. No entanto, é mesmo isso que está a acontecer. No entanto não se sabe ao certo o que está a causar isso. É que se formos a ver ao nível de produções continua em alta. Ainda assim talvez isto se deva a todas as outras concorrentes que foram surgindo no mundo do streaming ou então ao cancelamento recorrente de algumas das séries, algo que tem irritado e muito os utilizadores. Agora e no meio de tudo isto eis que há mais uma grande má notícia que a Netflix acaba de receber.

Netflix, streaming Portugal

Uma das grandes farias de mercado da Netflix e isso não é de estranhar. Ora é exatamente neste mercado que se pode dar uma grande revolução e já no próximo ano. O site Reviews.com inquiriu vários americanos e a conclusão é assustadora para a gigante do streaming. É que 25% das pessoas referiram que querem abandonar este serviço já em 2022. Isto ainda por cima chega na pior altura possível já que a Disney+ está a ganhar cada vez mais subscritores.

Esta situação não é propriamente nova

Nos dois primeiros trimestres deste ano, a Netflix perdeu 1,2 milhões de subscritores, incluindo um recorde de 970.000 só no segundo trimestre. Então, o que está a levar os subscritores da Netflix a abandonar o serviço? Dois terços dos inquiridos que disseram estar a planear deixar o serviço culparam o aumento dos preços da subscrição.

streaming Portugal

Em janeiro, por exemplo, o plano básico de um ecrã da Netflix subiu 11%, a primeira subida em três anos. No mesmo período, os preços dos planos Standard e Premium aumentaram 20% e 25%, respectivamente. Isto não está a ajudar nas tentativas da Netflix de parar a partilha de palavras-passe. Dos oito serviços de streaming mais populares nos EUA, a Netflix tem o custo médio mais elevado do plano. E isso está a levar 30% dos utilizadores a partilhar as suas palavras-passe da Netflix fora da família.

Para tentar inverter esta situação, espera-se que a Netflix lance um plano suportado por anúncios a preços mais baixos ainda este ano.

Mas nem tudo se deve ao preço!

A falta de conteúdos foi citada por um em cada três inquiridos que disseram que a Netflix já não tem os programas que querem ver e isto é só parte da má notícia. 30% dos que responderam ao inquérito disseram que usam mais outros serviços de streaming do que a gigante vermelha.

O plano com publicidade pode não ser a salvação

Muitos apontam a salvação da Netflix ao plano com publicidade. No entanto isso tem vantagens, é claro, mas também desvantagens.

As vantagens

A grande vantagem de um plano apoiado por anúncios será o preço mais baixo, que é a principal razão para a aposta da Netflix. Isto porque eles consideram que pode ajudar a aumentar o número de subscritores. Lembro que neste momento a Netflix tem mais de 200 milhões de subscritores, apesar de ter perdido cerca de 200 mil no primeiro trimestre de 2022.

netflix upgrade

Uma das razões pelas quais a Netflix está a perder subscritores é a subida de preços. No início de 2022, a Netflix aumentou-os em várias partes do mundo. Dito isto, a redução do preço pode ajudar a Netflix a reter utilizadores que podem estar a ponderar cancelar as suas subscrições e até atrair novos utilizadores que têm andado a partilhar contas.

Planos mais baratos suportados por publicidade não é uma novidade. A maioria dos concorrentes de streaming da Netflix como o HBO Max, Hulu, Paramount+, entre outros, já os utilizam. Seguir a tendência provavelmente também ajudará a Netflix a evitar a concorrência, que tem beneficiado fortemente desta iniciativa. Seja como for, a Netflix tem ainda de garantir que os preços no seu plano suportado por anúncios é realmente competitivo.

Netflix plano com publicidade

As desvantagens

Os anúncios podem ser uma boa forma de os produtos e serviços atraírem mais utilizadores, pelos preços mais baixos. No entanto, continuam a existir desvantagens.

Logo à partida os anúncios podem ser intrusivos. Assim dependendo da forma como a Netflix os vai implementar, o plano suportado por anúncios pode prejudicar a experiência de utilização desta plataforma.

Para além disso existe também o risco de a empresa trazer anúncios para outros planos. Isto se o novo plano tiver muito sucesso. Deste modo deixaria de aumentar os preços o que seria uma coisa boa. Mas em troca passámos a ter anúncios em tudo e passaria a ser algo normal para todos.

Netflix plano com publicidade

Com a indústria do streaming a tornar-se cada vez mais competitiva, a Netflix está a apostar cada vez mais em títulos originais. Logicamente, este investimento tem de ser recuperado através do aumento dos custos de subscrição ou adicionando mais subscritores pagantes. Assim e como não dá para aumentar mais os preços, ou não convém, é mesmo necessário cativar mais pessoas.

O lançamento de um nível mais barato suportado por anúncios irá atrair mais pessoas. Resta-nos é perceber como é que os clientes de serviços de streaming atuais irão reagir em Portugal e no resto do mundo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também