Tem IPTV em casa? Sabe se é legal ou ilegal?

Tem IPTV em casa? Tem medo que seja uma forma ilegal de consumir conteúdo multimédia? Muitas vezes, os utilizadores têm essa dúvida, porque não percebem muito bem como é que este tipo de sistema funciona. Por isso, vamos explicar a coisa de forma super resumida e simples.

Tem IPTV em casa? Sabe se é legal ou ilegal?

IPTV

O IPTV (Internet Protocol Television) não é sinónimo de ilegalidade, é apenas um método utilizado pela mercado atual de TV para enviar um sinal, com canais ao vivo, pela Internet. É uma alternativa à ‘velhinha’ TV por Cabo, TV por Satélite, ou TV por Antena.

Então, é a “box” que é ilegal? Não!

Um aparelho, normalmente conhecido como ‘box’, capaz de transformar uma TV antiga numa SmartTV, também não é sinónimo de ilegalidade. É apenas uma forma de ter acesso a canais de TV ao vivo, através do protocolo IP.

Aliás, na mesma casa, pode ter um serviço de IPTV completamente legal, e também ser consumidor de um serviço ilegal. Em suma, como já deve ter percebido, o que é ilegal, é ter acesso a canais pagos, sem os pagar.

Ter acesso, ou partilhar o acesso, a um canal ‘premium’, sem um pagamento associado, é uma violação à lei dos direitos de autor, e lei de telecomunicações, e como tal é ilegal. Normalmente, um utilizador ‘comum’, mesmo que apanhado, não paga multa, nem cumpre pena de prisão. Mas o cerco está a apertar, e como tal, é boa ideia começar a ter algum cuidado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem alguma dúvida? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também