Tem IPTV em casa? Tem medo que seja uma forma ilegal de consumir conteúdo multimédia? Muitas vezes, os utilizadores têm essa dúvida, porque não percebem muito bem como é que este tipo de sistema funciona. Por isso, vamos explicar a coisa de forma super resumida e simples.
Tem IPTV em casa? Sabe se é legal ou ilegal?
O IPTV (Internet Protocol Television) não é sinónimo de ilegalidade, é apenas um método utilizado pela mercado atual de TV para enviar um sinal, com canais ao vivo, pela Internet. É uma alternativa à ‘velhinha’ TV por Cabo, TV por Satélite, ou TV por Antena.
Então, é a “box” que é ilegal? Não!
Um aparelho, normalmente conhecido como ‘box’, capaz de transformar uma TV antiga numa SmartTV, também não é sinónimo de ilegalidade. É apenas uma forma de ter acesso a canais de TV ao vivo, através do protocolo IP.
Aliás, na mesma casa, pode ter um serviço de IPTV completamente legal, e também ser consumidor de um serviço ilegal. Em suma, como já deve ter percebido, o que é ilegal, é ter acesso a canais pagos, sem os pagar.
Ter acesso, ou partilhar o acesso, a um canal ‘premium’, sem um pagamento associado, é uma violação à lei dos direitos de autor, e lei de telecomunicações, e como tal é ilegal. Normalmente, um utilizador ‘comum’, mesmo que apanhado, não paga multa, nem cumpre pena de prisão. Mas o cerco está a apertar, e como tal, é boa ideia começar a ter algum cuidado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem alguma dúvida? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!