Logotipo do Windows pode ser usado contra nós

Quando falamos em ameaças informáticas lembramo-nos de muitas formas de ataque. Umas mais originais do que outras. Mas e se lhe dissermos que o logotipo do Windows pode esconder um segredo. É que uma equipa de investigadores de segurança descobriu uma ameaça perigosa que utiliza o logotipo do Windows. Isto devido a uma técnica de estenografia. O grupo responsável por este esquema é o Witchetty conforme refere a Symantec.

Logotipo do Windows pode ser usado contra nós

Esta é realmente uma forma de ataque diferente do vulgar. Dito isto é utilizada a técnica de esteganografia para esconder o ataque das soluções de software antivírus como refere o site BleepingComputer.

A esteganografia é o ato de ocultar dados dentro de outras informações públicas ou ficheiros de computador, como uma imagem, para escapar à deteção. Por exemplo, um hacker pode criar um ficheiro de imagem que aparece corretamente no computador, mas também inclui código malicioso que pode ser extraído do mesmo.

logotipo do Windows

Mas o que pode fazer esta ameaça?

Na realidade muitas coisas e como tal tem de ser levada a sério.

Logo à partida pode executar várias ações ao nível de ficheiros e pastas. Isto logo por si é um grande perigo. Mas as coisas não ficam por aqui. É que ainda consegue enumerar todos os processos que estão a correr, consegue iniciá-los ou terminá-los.

Como se isto não bastasse esta ameaça também consegue modificar o registo do Windows. Da mesma forma consegue descarregar ficheiros adicionais para o sistema ficar ainda mais infetado.

Mas há outra característica muito curiosa…

Normalmente nestas formas de ataque existe um servidor de controlo que envia as coisas para um cliente e vice-versa. Neste ataque as coisas são diferentes. O computador infetado fica transformado numa espécie de servidor.

Muitas máquinas estão em perigo e o mesmo acontece com vários servidores que não estão devidamente protegidos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também