É inegável que depois do pico de sucesso patrocinado por Avengers: Infinity War e Avengers: Endgame, o mundo do cinema mudou, para sempre! Hoje em dia, ir ver um qualquer filme, e estar 2 horas e meia, ou 3 horas sentado, não é de todo uma novidade ou sequer uma surpresa. Aconteceu com Matrix, também com o recente Batman, e vai novamente acontecer com o novo Black Panther: Wakanda Forever.
Aliás, até a Snyder Cut de Justice League, abusa, e bem, no tempo de útil de filme. Algo que muitos fãs adoraram, mas muitos outros decidiram fugir a 7 pés.
Pois bem, parece que os fãs do mundo do cinema estão a começar a não achar muita piada à s pernas dormentes, e a falta de intervalos no novo mundo do cinema pós-covid. Afinal de contas, a Marvel, uma das grandes culpadas por este “moda”, está a ser alvo de algumas crÃticas por parte dos fãs.
Algo, na minha opinião, extremamente curioso. Visto que no lado da Marvel, esta nova atitude por parte dos fãs, se deve a uma aparente queda de qualidade nos projetos que têm chegado às salas de cinema, e também aos serviços de streaming.
Afinal, normalmente, quando está a gostar de algo, não quer que a essa mesma coisa acabe… Quer que dure o máximo de tempo possÃvel, não é?
Gosta de estar 3 horas numa sala de cinema?
Portanto, se for um fã dos projetos da Marvel, é muito provável que marque presença numa sala de cinema, de cada vez que é lançado um novo filme. No meu caso, já apanhei algumas desilusões, como foi o caso de Eternals, e mais recentemente de Thor: Love and Thunder.
Dois filmes, que vamos ser honestos, são uma confusão, e são demasiado longos, sem grande justificação para o serem. Afinal, uma coisa é ver um obra prima de 3 horas, outra é ver um projeto mal pensado, e mal executado, que prende os meus 1m90 e 95kg a uma cadeira pouco confortável num qualquer centro comercial Português.
Contudo, é preciso salientar que estes dois filmes nem estão sozinhos nesta nova “moda”.
Hoje em dia, ficar 3 horas fechado numa sala de cinema não é a exceção, é quase uma regra, e a culpa é da Disney, ou neste caso mais concreto, da Marvel.
Afinal de contas, caso não saiba, a média de minutos na primeira fase da MCU era de 124 minutos, aumentou para 126 minutos na fase dois, saltou para os 136 minutos na fase três, e finalmente, na fase 4, temos uma média de 140 minutos por filme.
Aqui podemos dizer que é normal ver filmes mais longos, quando existe mais história para contar. Sendo exatamente por isso que não me importei com as 3 horas de Endgame! Estávamos a experienciar a conclusão épica de mais de 10 anos de uma saga cinemática sem precedentes.
Mas… Agora? 156 minutos para Eternals? Ou 161 minutos para o novo Black Panther: Wakanda Forever? Não sei…
O que pensa sobre tudo isto? Não se importa de ficar horas a fio no cinema? Ou estamos a falar de um equilÃbrio frágil, em que todos os minutos têm de ser recompensados com uma história bem contada, e efeitos bem conseguidos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!